Topo

Ônibus do filme 'Na Natureza Selvagem' é retirado de parque nacional

Do UOL, em São Paulo

19/06/2020 09h47

O ônibus que ficou famoso pelo livro e pelo filme "Na Natureza Selvagem" ("Into The Wild") foi retirado do Parque Nacional Denali, no Alasca. O veículo foi transportado por um helicóptero do exército dos Estados Unidos. A Guarda Nacional do país disse que a retirada foi uma questão de "segurança pública", porque vários turistas tentavam encontrá-lo.

Segundo informações do site do jornal Independent, o Departamento de Recursos Naturais disse que houve um total de 15 operações de busca e salvamento relacionadas ao ônibus entre 2009 e 2017.

"Encorajamos as pessoas a aproveitar as áreas selvagens do Alasca com segurança e entendemos a influência que esse ônibus teve na imaginação popular. No entanto, este é um veículo abandonado e em deterioração que exigia esforços de resgate perigosos e custosos, mas, mais importante, estava custando a vida a alguns visitantes. Fico feliz por termos encontrado uma solução segura, respeitosa e econômica para essa situação", disse Corri Feige, comissária do Departamento de Recursos Naturais.

A comissária ainda afirmou que o ônibus será armazenado em um "local seguro" enquanto o departamento procura um local permanente para o veículo.

Em julho do ano passado, uma mulher de Belarus morreu tentando chegar ao ônibus. Segundo a revista The Hollywood Reporter, Veramika Maikamava, de 24 anos, tentava atravessar um rio com o marido, Piotr Markielau, quando foi arrastada pela correnteza e se afogou. Essa não foi a primeira vez que alguém se acidentou tentando chegar ao local.

No livro "Na Natureza Selvagem", escrito por Jon Krakauer, e no filme, dirigido por Sean Penn, é retratada a trajetória de Christopher McCandless, jovem americano que, após se formar na faculdade, doou seu dinheiro para caridade e decidiu viver a vida longe do materialismo, viajando por diversos lugares.

Em 1992, ele encontrou um ônibus abandonado no meio de uma floresta, e decidiu ficar lá, mesmo com poucos recursos. Meses depois, seu corpo foi encontrado.