Topo

Banda Lady Antebellum muda de nome para evitar associação com termo racista

8.jan.2015 - Os integrantes da banda Lady Antebellum se apresentam no People"s Choice Awards - Chris Pizzello/Invision/AP
8.jan.2015 - Os integrantes da banda Lady Antebellum se apresentam no People's Choice Awards Imagem: Chris Pizzello/Invision/AP

Do UOL, em São Paulo

11/06/2020 13h57

A banda Lady Antebellum tomou uma decisão enfática frente aos protestos antirracistas que eclodiram nos EUA nas últimas semanas, originados pela morte do segurança negro George Floyd sob custódia policial. O trio anunciou hoje que vai mudar de nome, passando a ser conhecido só como Lady A.

Os donos do hit "Need You Now" explicaram no Twitter que a associação do termo "Antebellum" com o período histórico pré-guerra civil norte-americana se tornou incômoda. Nesta época, um grupo de estados do sul dos EUA se separou do restante do país para defender o seu "direito" de ter escravos.

Declaração

O trio formado por Charles Kelley, Hillary Scott e Dave Haywood explicou no comunicado que "sempre se esforçou para fazer da suas músicas um refúgio inclusivo para todos".

"Nós temos visto e ouvido muitas coisas nas últimas semanas. Nossos corações se encheram de convicção, nossos olhos se abriram para injustiças, desigualdades e preconceitos que mulheres e homens negros sofreram e continuam a sofrer todos os dias", escreveram.

"Após muita reflexão pessoal, discussão entre a banda, orações e muitas conversas honestas com os nossos amigos e colegas negros, decidimos retirar a palavra 'Antebellum' do nosso nome e seguir como Lady A, que já é o apelido escolhido por nossos fãs há muito tempo", continuaram.

Escolha inicial

No texto, os músicos ainda explicaram que a escolha inicial do nome Lady Antebellum se deu por causa do estilo arquitetônico da casa onde eles tiraram suas primeiras fotos como banda. "A palavra nos lembrava da música sulista que nos influenciou... rock do sul, blues, R&B, gospel e country", disseram.

"Nós sentimos muito pela dor que esta escolha possa ter causado, e nos desculpamos com cada pessoa que possa ter se sentido ameaçada, invisível ou sem valor", comentaram. "Causar dor nunca foi a nossa intenção, mas isso não muda o fato que causamos".

"Sabemos que muitos vão perguntar por que não tomamos esta decisão antes. Não temos nenhuma desculpa para o nosso atraso. O que podemos fazer é reconhecer o nosso erro, rejeitá-lo e agir para repará-lo", reconheceram.

Antirracismo

A banda finalizou o texto dizendo saber que este é apenas um "primeiro passo" em direção a ações mais enfáticas contra o racismo. "Estamos comprometidos em avaliar o nosso impacto individual e coletivo, e em fazer as mudanças necessárias para praticar o antirracismo", escreveram.

"A nossa próxima atitude será uma doação para a Equal Justice Initiative [organização que apoia presidiários que podem ter sido condenados injustamente, a maioria deles negros] através de nossa fundação, a LadyAid", prometeram.

"Esperamos que, dando o exemplo, com humildade e empatia, possamos nos tornar melhores aliados aos que sofrem com injustiças explícitas e implícitas, e influenciar as crianças e futuras gerações a fazerem o mesmo", completaram.