Topo

Lauren Jauregui confessa que 'não entendia' luta de Normani contra racismo

Lauren Jauregui - Reprodução
Lauren Jauregui Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/06/2020 21h09

A cantora Lauren Jauregui confessou, em uma live realizada no Instagram, que ela e as outras garotas do Fifth Harmony, girl-band formada no X-Factor americano, não entendiam a luta de Normani, uma das integrantes do grupo, contra o racismo.

Na conversa, Lauren fez questão de expressar seu apoio ao Black Lives Matter, movimento que ganhou força nas últimas semanas por conta da morte de George Floyd nos Estados Unidos e se espalhou rapidamente para outros países. Foi quando ela comentou que Normani sofreu com o racismo durante sua carreira no grupo, e que tanto ela quanto as outras integrantes (Camila Cabello, Ally Brooke e Dinah Jane) não compreendiam isso com clareza na época.

"Eu aprendi muito quando era mais nova. Com a Normani, que é preta, sabe? Ter ela por perto e sentir a experiência dela. A experiência dela foi muito diferente da de todas nós, e 100% pelo fato de ela ser preta. E isso era constantemente confrontado e constantemente um tópico de conversa", comentou a artista.

Ela complementou: "Infelizmente, nós não entendíamos a luta dela de muitas formas. Nós não conseguíamos abrir espaço para isso naquela época, e muito por causa do que todas nós estávamos vivendo dentro da indústria, pelas pessoas que controlavam o que estávamos fazendo. Não consigo imaginar como foi para ela, porque era uma experiência única e distante de todas as nossas experiências", frisou.

Há poucas semanas, uma antiga publicação de Cabello no Tumblr virou motivo de polêmica, pois ela usou expressões racistas e fez comentários sobre Normani que foram também interpretados como racismo — a própria fez questão de comentar sobre o assunto na web, dizendo ter ficado chateada com a situação.

"Eu encaro ataques insensíveis todos os dias, assim como o resto da minha comunidade. Seria desonesto se eu dissesse que esse cenário, em particular, não me machucou", disse Normani na época.