Topo

OPINIÃO

Netflix cria categoria 'black lives matter' com produções sobre racismo

Cena do filme "A 13ª Emenda" (2016), de Ava DuVernay - Reprodução
Cena do filme "A 13ª Emenda" (2016), de Ava DuVernay Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

10/06/2020 11h51

A Netflix lançou hoje uma categoria de filmes e séries para reforçar sua posição na luta contra o racismo, em um momento de protestos nos Estados Unidos por conta da morte de George Floyd - ex-segurança negro morto por policiais brancos. Como nas manifestações de rua, foi usado o slogan "black lives matter", que significa vidas negras importam.

Por um link e no menu principal da Netflix, acessa-se a lista de produções feitas por negros e negras e/ou com temáticas deste tema. O recurso também está disponível no Brasil.

"Quando dizemos black lives matter, também significa que histórias negras importam. Com esse entendimento de que temos um compromisso com a verdade, mudança sistemática levará tempo, então, estamos começando dando holofote a narrativas poderosas e complexas sobre experiências negras", comunicou a empresa.

"Quando você logar na Netflix, verá uma lista cuidadosa de títulos que contam casos de injustiça racial nos EUA", acrescenta a nota divulgada nas redes sociais.

Entre as produções desta coleção está o filme "A 13ª Emenda", de Ava DuVernay, a série "Cara Gente Branca", "Olhos Que Condenam", "Orange is the New Black" e "Destacamento Blood", de Spike Lee.

Os EUA têm tido reflexos nas ruas e no mundo do entretenimento, não só com protestos por Floyd, mas ações como o cancelamento de "Cops", um reality show policial, por levar ao ar práticas policiais muitas vezes condenáveis e racistas.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL