Topo

Morre Bruce Jay Friedman, roteirista indicado ao Oscar por 'Splash', aos 90

14.11.1978 - Bruce Jay Friedman posa para foto em seu escritório em Boston (EUA) - Barbara Alper/Getty Images
14.11.1978 - Bruce Jay Friedman posa para foto em seu escritório em Boston (EUA) Imagem: Barbara Alper/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

04/06/2020 11h07

O escritor, dramaturgo e roteirista Bruce Jay Friedman, mais conhecido por sua contribuição ao script de "Splash: Uma Sereia em Minha Vida" (1984), morreu ontem aos 90 anos. A notícia foi confirmada pelo filho, Kipp Friedman, à Associated Press, sem citar a causa da morte.

Friedman foi indicado ao Oscar por seu trabalho no clássico oitentista, em que Tom Hanks interpretou um homem que se apaixona por uma sereia (Daryl Hannah). O escritor assinou o script com Lowell Ganz, Babaloo Mandel e Brian Grazer.

Inspiração autobiográfica

Nascido e criado em Nova York, Friedman estreou como novelista em 1962, com "Stern", que escreveu enquanto trabalhava como editor de revistas na metrópole americana. A história de um casamento atribulado era autobiográfica — sua mulher na época era a modelo Ginger Howard.

Apesar dos problemas conjugais, os dois só se separaram em 1978, e Friedman eventualmente se casou novamente, com a fotógrafa Patricia O'Donohue. O escritor teve quatro filhos, incluindo Josh Alan Friedman e Molly Friedman Stout, que seguiram seus passos na literatura.

Cinema

As tramas de comédia afiadas de Friedman logo chamaram a atenção de Hollywood. O conto "A Change of Plan", em que um rapaz descobria após o casamento todos os defeitos de sua nova mulher, virou o filme "Corações em Alta", de 1972.

O longa, originalmente dirigido pela comediante Elaine May, foi indicado a dois Oscar e gerou o remake "Antes Só do que Mal Casado" (2008), com Ben Stiller no papel principal. A comédia "Rapaz Solitário" (1984), com Steve Martin, foi inspirada em outro de seus livros.

Friedman também assinou scripts para "Loucos de Dar Nó" (1980, com Gene Wilder e Richard Pryor) e "Doutor Detroit e as Mulheres" (1983, com Dan Aykroyd). Como ator, fez participações em filmes como "A Outra" (1988), "Maridos e Esposas" (1992) e "Mensagem Para Você" (1998).