Topo

Fernanda Montenegro exalta artistas: 'Sem cultura, não existe país'

Em Petrópolis, no Rio, Fernanda Montenegro gravou um depoimento exaltando a importância da cultura para a sociedade e o País - Divulgação/Canal Brasil
Em Petrópolis, no Rio, Fernanda Montenegro gravou um depoimento exaltando a importância da cultura para a sociedade e o País Imagem: Divulgação/Canal Brasil

Do UOL, em São Paulo

30/05/2020 17h55Atualizada em 30/05/2020 17h55

Isolada com a família em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, a atriz Fernanda Montenegro gravou um depoimento ao Canal Brasil sobre como está lidando com a rotina atípica imposta pelo novo coronavírus. Em um trecho obtido com exclusividade pelo UOL, Fernanda também exaltou a importância dos artistas e da cultura para o Brasil e lamentou a desvalorização no setor.

"O artista nunca perde a importância na sociedade. Não existe uma sociedade, real sociedade, sem artista. A cultura das artes é fundamental; sem cultura das artes, não tem país", disse a atriz ao cineasta (e genro) Andrucha Waddington, com quem, ao lado da filha Fernanda Torres, está passando a quarentena.

Além disso, segundo a atriz, o Brasil está vivendo "uma hora muito baratinada". "Não temos mais perfil, estamos jogados fora", lamentou. Quando questionada sobre o futuro dos artistas, admitiu não saber, mas garantiu que não vai se "acalmar": "Se eu ainda tiver raciocínio e força, estarei em ação. É uma ambição minha".

Fernanda também exaltou o cinema brasileiro, vencedor de muitos prêmios internacionais, e as peculiaridades da arte no País. "Temos uma linguagem de cinema nossa", explicou, "uma personalidade cinematográfica".

O depoimento completo da atriz vai ao ar na próxima terça-feira (2), às 21h50, no "Cinejornal", programa do Canal Brasil.