Fernanda Montenegro exalta artistas: 'Sem cultura, não existe país'
Isolada com a família em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, a atriz Fernanda Montenegro gravou um depoimento ao Canal Brasil sobre como está lidando com a rotina atípica imposta pelo novo coronavírus. Em um trecho obtido com exclusividade pelo UOL, Fernanda também exaltou a importância dos artistas e da cultura para o Brasil e lamentou a desvalorização no setor.
"O artista nunca perde a importância na sociedade. Não existe uma sociedade, real sociedade, sem artista. A cultura das artes é fundamental; sem cultura das artes, não tem país", disse a atriz ao cineasta (e genro) Andrucha Waddington, com quem, ao lado da filha Fernanda Torres, está passando a quarentena.
Além disso, segundo a atriz, o Brasil está vivendo "uma hora muito baratinada". "Não temos mais perfil, estamos jogados fora", lamentou. Quando questionada sobre o futuro dos artistas, admitiu não saber, mas garantiu que não vai se "acalmar": "Se eu ainda tiver raciocínio e força, estarei em ação. É uma ambição minha".
Fernanda também exaltou o cinema brasileiro, vencedor de muitos prêmios internacionais, e as peculiaridades da arte no País. "Temos uma linguagem de cinema nossa", explicou, "uma personalidade cinematográfica".
O depoimento completo da atriz vai ao ar na próxima terça-feira (2), às 21h50, no "Cinejornal", programa do Canal Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.