Topo

Curado da covid-19, Andrea Bocelli doa plasma do sangue para pesquisa

Andrea Bocelli durante show em 2015 - Brian Rasic/Getty Images
Andrea Bocelli durante show em 2015 Imagem: Brian Rasic/Getty Images

Do UOL, em São Paulo*

26/05/2020 08h53Atualizada em 26/05/2020 10h08

O tenor italiano Andrea Bocelli fez uma doação de plasma sanguíneo para estudos que buscam uma cura para a covid-19. De acordo com informações da agência de notícias Ansa, o artista esteve na manhã de hoje no Hospital Cisanello, em Pisa, para doar o material.

Bocelli foi infectado pelo coronavírus em março e está recuperado. Sua esposa e seus filhos também contraíram o vírus.

O artista conversou com jornalistas do lado de fora do hospital e disse não ter tido nenhum sintoma além de febre leve.

Segundo Bocelli, ele descobriu a infecção logo após entrar em vigor a quarentena nacional na Itália. Cerca de um mês depois, ele faria uma histórica apresentação na Catedral de Milão, vazia por causa da pandemia.

"Fiz o exame e vi que estava positivo. Honestamente, quando descobri, em 10 de março, pulei na piscina porque me sentia bem", disse o tenor.

A Empresa Hospitalar-Universitária de Pisa (Aoup, na sigla em italiano) conduz um estudo sobre a eficácia do plasma de pacientes curados da covid-19 no tratamento de pessoas infectadas —a parte líquida do sangue carrega os anticorpos necessários para combater a doença.

Essa terapia já vem sendo testada em diversos hospitais do país e também é alvo de um estudo de âmbito nacional liderado pelo Instituto Superior da Saúde (ISS) e pela Agência Italiana de Remédios (Aifa).

(*Com informações da Ansa)