Diretor de 'Chihiro' está fazendo novo filme à mão, um minuto por mês
Resumo da notícia
- Hayao Miyazaki fez 36 minutos de novo filme em três anos
- Diretor de 'Chihiro' exigiu processo mais completo e animação à mão
- Miyazaki, de 79 anos, anunciou 'aposentadoria' em 2013, mas voltou atrás
O próximo filme de Hayao Miyazaki, o mestre japonês responsável por clássicos como "Princesa Mononoke" e "A Viagem de Chihiro", está a caminho — só não tão rapidamente quanto alguns fãs esperam.
Toshio Suzuki, produtor do Studio Ghibli, conversou com a "Entertainment Weekly" sobre o processo. "Além de fazer tudo à mão, Miyazaki decidiu que quer desenhar mais frames, para a animação parecer mais fluida", explicou.
"Quando fizemos 'Meu Amigo Totoro' [em 1988], tínhamos só oito animadores trabalhando nele, e demoramos oito meses para completar o filme todo. Agora, temos 60 pessoas, e só conseguimos fazer um minuto por mês", contou ainda.
"Isso significa que fazemos 12 minutos por ano. Já estamos nessa produção há três anos, então temos 36 minutos completos. Esperamos finalizar o filme todo nos próximos três anos", disse.
Retorno da aposentadoria
Em 2017, o Ghibli anunciou que o cineasta de 79 anos estava preparando "Kimi-tachi wa Dou Ikiru ka?" (em tradução livre, "Como Você Vive?"), seu primeiro longa após suposta aposentadoria quatro anos antes.
"Quando ele disse que queria sair da aposentadoria, nós pensamos: 'O que ele pode fazer que não fez ainda? O que falta para ele alcançar na carreira?'", contou. "Uma das respostas foi dar mais dinheiro e mais tempo para ele fazer o filme da forma como quisesse, sem restrições de orçamento ou prazo de entrega".
Suzuki adiantou que o filme trará um retorno de Miyazaki a histórias "grandes e fantasiosas", como as de seus filmes mais famosos. Em suas últimas obras, como "Ponyo" (2008) e "Vidas ao Vento" (2013), o cineasta havia escolhido um tom mais intimista.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.