Topo

'Gotham' chega ao fim na Netflix. Por que não teremos uma 6ª temporada?

Veja qual a condição para o elenco de Gotham se reunir de novo -
Veja qual a condição para o elenco de Gotham se reunir de novo

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

13/05/2020 12h32

Baseada na franquia Batman, um prólogo da história do herói da DC, a série "Gotham" estreia hoje sua quinta e última temporada na Netflix. Fãs mais dedicados, no entanto, sabem que essa leva de episódios já foi exibida no ano passado nos Estados Unidos, registrando o pior índice de audiência na Fox americana desde a estreia em 2014.

Mas por que não haverá uma sexta temporada, se a série faz sucesso no streaming?

Você deve estar se perguntando isso. Um dos principais motivos é que a Fox, adquirida pela Disney em 2019, decidiu colocar fim à série produzida pela Warner após uma queda sensível de audiência ao longo das cinco temporadas. Para se ter uma ideia, a primeira teve média de 7,6 milhões de telespectadores por episódio nos EUA, e a última, de "apenas" 3,7 milhões.

Mas por que ela não continua no streaming?

Isso depende da disponibilidade e vontade das plataformas de streaming de bancar a produção, especialmente a Netflix, que adquiriu os direitos de exibição. Isso já aconteceu recentemente, por exemplo, com a série "Lucifer", que foi cancelada em 2018 pela Fox e, em 2019, se tornou uma produção original Netflix. Mas, por enquanto, ainda não há indícios de que isso possa acontecer com a história de "Gotham".

Streaming favorece Warner

Outro fator que pesou no cancelamento: a Fox não ganha dinheiro com as reproduções na Netflix, apenas a Warner Bros, que é a produtora da série. Uma saída viável para a Warner seria continuar produzindo os episódios para disponibilizá-los na sua própria plataforma de streaming, a HBO Max, que será lançada no próximo dia 27 de maio. Mas isso não deve acontecer —pelo menos não em breve.

Mas a série pode voltar no futuro?

(Atenção, o texto abaixo possui spoiler da quinta temporada)

Pode, mas a chance é pequena. Apesar de fãs ainda terem esperança de assistirem a uma continuação no DC Universe, serviço de streaming da editora, o arco dramático de "Gotham" já foi fechado. A série é focada em Jim Gordon (Ben McKenzie), não em Bruce Wayne (David Mazouz). No fim da quinta temporada, ele se torna comissário de polícia, como conhecemos o personagem nos quadrinhos e TV.

Sou fã da DC. O que posso ver daqui pra frente?

Há muita coisa da DC vindo por aí. A principal novidade é o filme "Batman", que será estrelado por Robert Pattinson e deve estrear em outubro de 2021.

No campo das séries, a DC vem produzindo com sucesso seu universo Arrowverse, com ótimos títulos como "Supergirl", "Black Lightning" e "Batwoman". Vários deles estão disponíveis no catálogo da Netflix, e a última acaba de estrear na HBO.

Outra boa nova é "Stargirl", baseada na super-heroína da DC, que será interpretada por Brec Bassinger. A estreia americana está prevista para semana que vem.