Topo

'Batwoman': Três curiosidades para saber antes de assistir à série

Ruby Rose surge  como Batwoman - Divulgação
Ruby Rose surge como Batwoman Imagem: Divulgação

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

17/04/2020 04h00

Após quase seis meses de espera, "Batwoman" finalmente chegou ao Brasil. A série da heroína, protagonizada por Ruby Rose ("Orange Is the New Black"), estreia hoje na HBO, às 22h, e terá seus episódios exibidos semanalmente às sextas-feiras (e disponibilizados também no HBO Go, o streaming da emissora).

A produção vai acompanhar a jornada de Kate Kane, que assume a identidade seu alter-ego heroico após o desaparecimento de seu primo Bruce Wayne, o Batman. Mas antes de você conferir a série, separamos três curiosidades que você precisa saber. Vem ver:

Ela faz parte do Arrowverse —e vai ter um episódio de 'Crise nas Infinitas Terras'

"Batwoman" faz parte do Arrowverse, o universo composto por "Arrow" (que terminou em fevereiro), "The Flash", "Supergirl", "Legends of Tomorrow" e "Raio Negro". À exceção da última, que é exibida pela Netflix, todas as outras são exibidas aqui pelo Warner Channel.

A demora para a chegada de "Batwoman" no Brasil, porém, causou um problema. O crossover da Crise nas Infinitas Terras foi ao ar só com as séries do Warner Channel, deixando um buraco na história: "Raio Negro" não teve um episódio dedicado ao crossover, apesar de o herói ter feito parte dele. Dessa forma, quem assistiu à trama na TV brasileira ficou justamente sem o episódio que conta com a participação especial de Tom Welling, o Clark Kent de "Smallville".

O episódio que faz parte de Crise nas Infinitas Terras, aliás, é o 9. Ele é o segundo na ordem para assistir ao crossover.

Batwoman não é a Batgirl

Pode acontecer uma confusão, mas Batwoman e Batgirl não são a mesma pessoa.

A Batwoman é Kate Keene (ou Kathy, em sua primeira aparição nos quadrinhos, em 1956).

Já Batgirl é uma identidade que foi assumida por várias personagens das HQs, a começar por Betty Kane, em 1961. Ela era sobrinha da Kathy, que foi a primeira Batwoman. A Batgirl, no entanto, é mais lembrada como alter-ego de Barbara Gordon. Depois, Cassandra Cain e Helena Bertinelli também assumiram o manto da heroína nos quadrinhos.

Primeira protagonista lésbica

A Batwoman é a primeira super-heroína lésbica a ter sua própria série de TV, seguindo um arco da personagem nos quadrinhos. Em entrevista à revista "The Hollywood Reporter", a atriz Ruby Rose, que também é lésbica, celebrou a oportunidade de levar mais diversidade às telas com a produção.

A série está contando a história que eu queria ver na TV quando era mais nova. Acho que isso vai mudar a vida de algumas pessoas. Definitivamente há um personagem na série para todo mundo, mas se você não se ver refletido ali, é provavelmente porque você já tem muitas outras séries por aí.