Topo

Cannes desiste de evento físico e exibirá filmes em festivais de outono

12.03.2020 - Ruas vazias próximas à Croisette, local que abriga o Festival de Cannes - Francois Lochon
12.03.2020 - Ruas vazias próximas à Croisette, local que abriga o Festival de Cannes Imagem: Francois Lochon

Do UOL, em São Paulo

10/05/2020 11h04

A organização do Festival de Cannes descartou qualquer possibilidade de realizar uma edição física do festival em 2020 e anunciou que vai apresentar seus filmes em parceria com outros festivais internacionais no outono europeu, no final do segundo semestre.

Segundo a revista "Variety", a decisão veio em meio às incertezas da pandemia do coronavírus. "Hoje, uma edição física parece complicada de organizar, então vamos avançar no anúncio dos filmes selecionados até o início de junho", disse um porta-voz do festival à publicação.

Conforme já havia dito o diretor do festival, Thierry Fremaux, uma lista de filmes cujos lançamentos estavam previstos para Cannes será anunciada e vão receber uma classificação "Cannes 2020". No final do ano a organização pretende inciar as escolhas para o festival de 2021.

Os filmes listados agora vão aparecer em festivais de cinema como os de Toronto, Veneza, Angoulême, Nova York, entre outros.

Entre os dias 22 a 26 de junho acontece o Mercado do Filme de Cannes, reunindo virtualmente agentes e distribuidores.

O Festival de Veneza ainda não bateu o martelo sobre a edição 2020, inicialmente remarcada para setembro, e seu destino, segundo a "Variety", deve ser anunciado até o final de maio.