Topo

Em meio à pandemia, São João em Caruaru terá versão online e doações

Prefeita Raquel Lyra (PSDB) anuncia que São João de Caruaru não será de forma presencial devido à pandemia do novo coronavírus - Prefeitura de Caruaru
Prefeita Raquel Lyra (PSDB) anuncia que São João de Caruaru não será de forma presencial devido à pandemia do novo coronavírus Imagem: Prefeitura de Caruaru

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió

08/05/2020 14h45

A tradicional festa de São João em Caruaru, região agreste de Pernambuco, não ocorrerá este ano como nos moldes anteriores, com shows e a presença do público no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga - onde se concentra a maioria das apresentações. A prefeitura anunciou hoje que o festejo junino ocorrerá de forma digital e com doações. A suspensão do evento de forma presencial ocorrerá devido à pandemia do novo coronavírus, causador da doença covid-19.

A festa junina de Caruaru se auto intitula como o Maior e Melhor São João do Mundo. A data da festa online ainda não foi definida, pois a prefeitura de Caruaru aguarda alinhamento com patrocinadores do evento para criação de plataforma digital, onde as apresentações deverão ocorrer. Além disso, os ajustes com artistas que já estavam contratados pelos patrocinadores desde o ano passado para a festa em 2020.

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), afirmou que desde que a pandemia do novo coronavírus atingiu Pernambuco vem analisando com a equipe uma forma de realizar o São João sem perder a cultura e os laços dos moradores com o festejo. Mas, devido à situação atual não será possível realizar nenhum evento de rua este ano na cidade.

"Não é fácil informar essa notícia, mas de maneira das circunstâncias que o vírus está espalhado, aqui em Caruaru não acontecerão festividades de rua este ano. Estamos trabalhando uma alternativa que tenha respeito à cultura local e solidariedade, além disso, que a gente possa voltar para dentro de casa e passar por esse momento tão desafiador", explicou Lyra, destacando que o evento será solidário transmitido online para as casas. "Ainda estamos consolidando o modo para tocar a alma do povo", completa a prefeita.

Segundo Lyra, as festas presenciais dependeriam da evolução do novo coronavírus no país e "avaliamos que não é possível tocar a festa como a gente vem fazendo, que causaria aglomerações. O São João de Caruaru não é uma festa qualquer, é a nossa alma, a gente se veste de São João. É um grande momento cultural da nossa cidade", destacou a prefeita.

Pernambuco é um dos estados mais atingidos pela pandemia do novo coronavírus. O estado registra 845 mortes por covid-19 e 10.824 pessoas infectadas com o novo coronavírus, segundo boletim epidemiológico do governo do estado. Já em Caruaru há 89 pessoas infectadas com o novo coronavírus, sendo dez óbitos por covid-19. Além disso, 183 casos estão em investigação - com seis óbitos suspeitos da doença.

Segundo a prefeitura, o São João de Caruaru movimenta mais de R$ 200 milhões na economia. A festa tradicional ocorre durante todo o mês de junho e é distribuída em polos em áreas do município, além da arena principal, que é localizada no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga.

A prefeitura informou que o São João de Caruaru, desde a gestão de Lyra, é patrocinado por empresas e que estas depositam na conta da prefeitura valores para contratação de artistas e montagem do evento. Contratos são firmados de um ano para o outro para garantir que determinados artistas não fiquem de fora do evento, com data prévia definida em suas agendas.

Os decretos municipais relativos à pandemia do novo coronavírus impede a contratação de artistas e realização de festas. "Não há possibilidade de pagar cachê, os patrocinadores depositavam o dinheiro nas contas da prefeitura", explica Lyra.

"Infelizmente, sequer podemos contratar os artistas, do trio pé de serra, bacamarteiros até artistas nacionais. Estamos buscando alternativa para que não se perda a cultura. O São João se volta para dentro de casa. Esse isolamento social é necessário, mas vamos manter a tradição. As festas de rua não poderão acontecer este ano", completa o presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, Rubens Júnior.

Paraíba

Na mesma época, a cidade de Campina Grande (PB) também realiza festa junina. Caruaru e Campina Grande concorrem com os artistas contratados, números de dias e tamanho da festa no Nordeste.

Em março, a prefeitura informou que o evento estava adiado de junho para 9 de outubro e 8 de novembro por conta da pandemia do novo coronavírus. Até agora, o festejo está mantido.