Topo

Irlanda estuda realizar festivais já em 2020 com distanciamento social

Público no Longitude Festival, na Irlanda - Kieran Frost / Redferns
Público no Longitude Festival, na Irlanda Imagem: Kieran Frost / Redferns

Do UOL, em São Paulo

04/05/2020 10h16Atualizada em 04/05/2020 10h41

A Irlanda está considerando a possibilidade de realizar festivais de música com distanciamento social ainda neste ano como parte do plano de flexibilização das medidas adotadas para conter a pandemia do novo coronavírus no país.

O "lockdown" na Irlanda seguirá até o dia 18 de maio. Depois disso, o começa o calendário de reabertura do país. O primeiro-ministro, Leo Varadkar, afirmou que as medidas podem ser repensadas caso os números de infectados pelo novo coronavírus aumente.

A reabertura de bares, boates e a realização de eventos como festivais e até casamentos faz parte da penúltima fase (5ª) do plano de reabertura do país, prevista para o dia 10 de agosto.

O plano enfatiza que os festivais só podem ocorrer "de acordo com as restrições de número interno e externo e onde o distanciamento social possa ser respeitado". A ideia, porém, contradiz as previsões de especialistas de saúde norte-americanos, de que grandes eventos não voltarão aos Estados Unidos até 2021.

De acordo com a última atualização da Universidade Johns Hopkins, a Irlanda já acumula 21.506 casos confirmados de covid-19, e 1.303 mortes causados pelo novo coronavírus.