Fox: compositor de 'Simpsons' pagou outros para compor música em seu nome
Um processo do compositor Alf Clausen contra a emissora norte-americana Fox ganhou novos contornos em documentos obtidos hoje pelo The Hollywood Reporter. Enquanto o músico alega que a emissora o demitiu de "Os Simpsons" pela sua idade, a Fox diz que Clausen estava pagando outras pessoas para compor música em seu nome para a série animada.
Clausen, que hoje tem 79 anos, compôs para "Os Simpsons" entre 1990 e 2017, vencendo dois Emmys pelo trabalho. A sua demissão foi um choque para os fãs — mas, de acordo com os documentos do processo, os produtores James L. Brooks e Richard Sakai começaram a notar problemas nas composições do músico um ano antes, em 2016.
Durante a produção do episódio "The Great Phatsby" (28x12), com temática de hip hop, Brooks se viu insatisfeito com o trabalho entregue por Clausen. Foi quando ele ligou para Sakai, questionando "se Alf era a pessoa certa para compor canções de hip hop", devido a sua inexperiência com o gênero.
"Ao levar adiante o questionamento, eu descobri que, nos últimos anos, Clausen estava delegando uma parte do seu trabalho a outros, incluindo o seu filho Scott, sem nos avisar. Para mim, isso era inaceitável", relatou Sakai em depoimento registrado pelos advogados da Fox.
"Eu liguei para [Al] Jean [showrunner de 'Os Simpsons'], e disse o que tinha descoberto, perguntando se ele sabia disso. Ele me comunicou que estava tão surpreso e perturbado com isso quanto eu", comentou.
"Estas primeiras comunicações entre nós levaram a outras reuniões, em que decidimos, após muitas considerações, que a música da nossa série poderia ser melhorada caso substituíssemos Alf", completou Sakai.
A defesa de Clausen não respondeu às alegações. O processo do compositor contra a Fox, iniciado no ano passado, alega discriminação por parte dos ex-empregadores, dizendo que sua demissão foi causada pela idade avançada e por seu estado de saúde (o músico sofre do Mal de Parkinson).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.