Topo

Após polêmica, dublador de Apu em Os Simpsons deixa personagem após 30 anos

Hank Azaria, dublador de Apu em Os Simpsons - Reprodução/Instagram
Hank Azaria, dublador de Apu em Os Simpsons Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/01/2020 21h41

Depois de 30 anos fazendo a dublagem de Apu na animação Os Simpsons, o ator Hank Azaria declarou que não vai mais trabalhar no personagem.

O veterano de 55 anos deu a declaração para o site SlashFilm durante um evento da Television Critics Association na noite de hoje. De acordo com ele, a decisão em não dublar mais o personagem foi tomada em comum acordo com os produtores do show.

"Isso é algo que depende dos produtores e eles ainda não encontraram uma solução. Apenas concordamos que não farei mais a voz dele", disse Azaria, que continuará dublando outros personagens icônicos da série, como Moe, o dono do bar, e o Comic Book Guy.

Hank Azaria detalhou sua decisão. "Tudo o que sabemos é que não vou mais fazer a voz, a menos que haja alguma maneira de fazer a transição ou algo assim", afirmou. "O que eles vão fazer com o personagem é o chamado deles. Depende deles e eles ainda não resolveram o problema. Tudo o que concordamos é que não farei mais a voz", voltou a enfatizar.

A polêmica em torno de Apu apareceu por conta do documentário O Problema com Apu, dirigido por Hari Kondabolu e que critica a forma como as produções americanas estereotipam os imigrantes do sul da Ásia. Azaria acabou se tornando o principal alvo do filme, e desde então vinha sofrendo pressões para abandonar o personagem.

Apesar de ter dirigido o documentário denunciando Apu, Kondabolu se disse fã de Simpsons em entrevista para a imprensa americana na ocasião do lançamento do filme, em 2017.