Topo

Festival de Locarno é mais uma mostra de cinema cancelada pelo coronavírus

Fachada da Piazza Grande, sede do Festival de Cinema de Locarno na Suíça - Reprodução/Instagram
Fachada da Piazza Grande, sede do Festival de Cinema de Locarno na Suíça Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

29/04/2020 13h10

Enquanto a pandemia do coronavírus mantém a indústria do cinema sob incertezas, mais uma mostra anunciou hoje o seu cancelamento. O Festival de Locarno, na Suíça, confirmou que não realizará sua tradicional edição presencial neste ano. Recentemente, a mostra de Karlovy Vary, na República Tcheca, e o Festival de Edimburgo, na Escócia, que também tem uma programação voltada ao cinema, já haviam sido cancelados.

A mostra de Locarno estava inicialmente marcada para agosto. Apesar de não ter a intenção de fazer uma edição virtual, a organização do festival afirmou que anunciará em breve uma série de iniciativas para apoiar os produtores e cinemas independentes, principalmente aqueles que foram afetados diretamente pela pandemia.

"O festival está temporariamente se reinventando com o lançamento do Locarno 2020", escreveu o perfil da mostra no Instagram, ainda sem detalhar como será a programação do novo evento.

A decisão do festival veio após o governo suíço anunciar que estendeu a proibição para eventos com mais de mil pessoas no país até agosto, o que afetaria diretamente a mostra. No entanto, a administração disse que não foi surpreendida pela decisão e que já vinha considerando o cancelamento.

Outros grandes festivais de cinema ainda estão em compasso de espera para decidir como farão para realizar suas mostras neste ano. Cannes já foi adiado por duas vezes e agora está marcado para junho. A mostra de Veneza segue agendada para setembro. E outro importante festival, o de Sarajevo, está marcado para agosto.