Topo

Cannes, Veneza e Berlim se unem em festival virtual promovido pelo Youtube

Mulher passa sobre o símbolo da Palma de Ouro em frente ao Palácio do Festival em Cannes -
Mulher passa sobre o símbolo da Palma de Ouro em frente ao Palácio do Festival em Cannes

Do UOL, em São Paulo

27/04/2020 15h08

Os maiores festivais de cinema do mundo cederão material para um evento virtual que será promovido pelo Youtube no final de maio. Os prestigiados festivais de Cannes, Veneza e Berlim estão entre os que exibirão filmes na plataforma, criada como resposta aos adiamentos e incertezas que pairam sobre a indústria cinematográfica por conta da pandemia do coronavírus.

Intitulado "We Are One: A Global Film Festival", que pode ser traduzido como "Nós Somos Um: Um Festival de Cinema Global", o evento do Youtube terá dez dias de duração, de 29 de maio a 7 de junho. Além da plataforma de vídeos, o festival também é organizado pela Tribeca, produtora do ator Robert de Niro.

A promessa é de que o festival virtual tenha em seu programa, além de filmes, curtas e documentários, também atrações musicais, de humor, entrevistas e conferências. Tudo de graça. O público só será incentivado a fazer doações para a OMS (Organização Mundial da Saúde) como forma de auxílio no combate à covid-19.

O anúncio do evento virtual ainda não deixou claro se os maiores festivais do mundo cederão material inédito. Cannes, que já foi adiado por duas vezes, havia antecipado que não exibiria seus principais filmes online. Veneza é mais um que tem sua edição marcada para setembro e poderia estrear películas no Youtube.

Além de Cannes, Veneza e Berlim, que já realizou sua edição deste ano em fevereiro, a curadoria do festival virtual também contará com a parceria de outras mostras renomadas, como Sundance, Toronto, San Sebastián, Londres, Nova York, Jerusalém, Macau, Marrakech, Mumbai, Guadalajara, Sydney, Tokyo, Locarno e Karlovy Vary.

A programação completa do We Are One deve estar disponível nos próximos dias. Enquanto isso, grandes festivais como Cannes e Veneza seguem ameaçados de não acontecerem esse ano por causa do coronavírus.

Cannes foi adiado por duas vezes e está marcado agora para junho. Já as mostras de Veneza e Toronto seguem agendadas para setembro.