Topo

Festival de Cinema de Toronto cogita opções digitais por causa da pandemia

Famosos no tapete vermelho do Festival Internacional de Cinema de Toronto de 2019 - Sonia Recchia / WireImage
Famosos no tapete vermelho do Festival Internacional de Cinema de Toronto de 2019 Imagem: Sonia Recchia / WireImage

Do UOL, em São Paulo

22/04/2020 12h58

Em meio à pandemia do novo coronavírus, o Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF) passou a considerar opções digitais para a realização do evento. De acordo com a Variety, a equipe responsável pela premiação já começou a desenvolver alternativas virtuais ou de streaming.

O TIFF ocorre tradicionalmente no início de setembro, com uma programação de quase 300 filmes. Ao contrário de outros festivais, que foram forçados a serem cancelados ou adiados por causa da pandemia, a equipe disse estar comprometida em oferecer o evento em sua data original, mesmo que isso signifique que ele ocorra sem nenhum espectador.

Mantendo suas datas e pensando nos planos de contingência com antecedência, o Festival Internacional de Cinema de Toronto visa a mostrar como o evento pode acontecer neste ano.

"Adiar definitivamente não é uma possibilidade sobre a mesa agora. [Com base em] tudo o que estamos aprendendo, as coisas podem piorar em outubro ou novembro, se houver uma segunda data", disse a diretora executiva e codiretora do TIFF, Joana Vicente.

Apesar de estarem otimistas com a realização do festival de maneira "híbrida", o TIFF tem o projeto "Stay-at-Home Cinema" ("Cinema em Casa", em português), em parceria com o serviço de streaming canadense Crave, para oferecer filmes recentes e clássicos.