Topo

Depois de 'Tiger King', você também vai se chocar com esses documentários

Joe Exotic, astro de "Tiger King", em cena do documentário da Netflix - Divulgação/IMDb
Joe Exotic, astro de 'Tiger King', em cena do documentário da Netflix Imagem: Divulgação/IMDb

Daniel Palomares

Do UOL, em São Paulo

19/04/2020 04h00

Acompanhar histórias que nos façam fugir um pouco da realidade pode ser uma boa maneira de driblar os desafios da quarentena. De vez em quando a realidade de outras pessoas consegue ser pior do que ficar preso dentro de casa por meses tentando escapar de um vírus que já se espalhou pelo mundo.

Prova disso é o sucesso do documentário da Netflix "Tiger King", que apresenta a controversa figura de Joe Exotic, antigo dono de um santuário de tigres no meio de Oklahoma, no interior dos Estados Unidos. Acompanhando a série de episódios, vamos descobrindo que a história se desdobra para muito além dos grandes felinos, mergulhando em uma trama de assassinatos por aluguel e trisais homoafetivos.

Se você já assistiu "Tiger King" e ficou fascinado por tanta bizarrice, o UOL indica mais alguns documentários que farão você perder ainda mais a cabeça neste período de isolamento.

Don't Fuck with Cats

Sim, o Facebook tem grupos para tudo, inclusive para amantes de gatinhos que passam o dia todo trocando vídeos fofos dos felinos. Pelo menos até o momento em que eles se deparam com um vídeo terrível de filhotes sendo mortos. A partir daí, uma investigação internacional se inicia atrás do responsável por matar os gatinhos, mas o que eles descobrem no meio do caminho acaba sendo muito, muito pior.

Disponível na Netflix

Going Clear

A Cientologia intriga muitas pessoas mundo afora. A seita religiosa tem adeptos famosos em Hollywood e o documentário revela os bastidores dessa estranha fé, incluindo a perseguição daqueles que tentam abandonar o culto e o corte de laços dos fiéis com familiares e amigos tidos como ameaçadores.

Disponível na HBO Go

Wild Wild Country

Um guru indiano fundando uma comunidade utópica no meio dos Estados Unidos nos anos 1980 já é motivo suficiente para imaginar a loucura que poderia sair disso. Mas a realidade vai ainda mais além, mostrando até onde Bhagwan Shree Rajneesh —o Osho— foi para manter seu status de poder, transformando um agrupamento pacífico em uma emergência nacional.

Disponível na Netflix

Making a Murderer

Além do choque de tudo que é relatado neste documentário, a história fica ainda mais bizarra quando descobrimos que o caso ainda não foi resolvido! Steven Avery é um rapaz condenado erroneamente por abuso sexual que, depois de liberado, se vê como principal suspeito de um assassinato. Será que ele foi mesmo o responsável? Só assistindo para descobrir.

Disponível na Netflix

Mommy Dead and Dearest

Gypsy Rose Blanchard cresceu com uma série de limitações por causa de seus problemas de saúde. Sua mãe, Dee Dee, era ovacionada entre os amigos e até na mídia por seus cuidados com a filha. Até que Dee Dee apareceu morta e o resto virou história, das mais absurdas. Além do documentário, o caso de Gypsy e sua mãe também inspirou a série "The Act", original do Hulu.

Disponível na HBO Go

Abducted in Plain Sight

Ter a filha adolescente sequestrada por um amigo da família seria um pesadelo para qualquer um. Agora imagine se esse mesmo amigo sequestrasse a menina DUAS vezes. A história de Jan Broberg é difícil de ser explicada, especialmente quando até mesmo extraterrestres passam a ser envolvidos na trama, mas com certeza vai prender sua atenção.

Disponível na Netflix