Topo

Dia do Beijo: os beijos mais marcantes do cinema

Demi Moore e Patrick Swayze em cena clássica do filme "Ghost" - Reprodução
Demi Moore e Patrick Swayze em cena clássica do filme 'Ghost' Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

13/04/2020 17h20

Nesta segunda-feira, dia 13 de abril, é comemorado oficialmente o Dia do Beijo. O ato do beijo é histórico e já faz mais do que parte de uma série de produções culturais.

Em comemoração à data, o UOL relembra alguns dos beijos mais marcantes da história do cinema, que ficaram para sempre gravados na memória do público.

'...E o Vento Levou'

Clark Gabel e Vivien Leigh em 'E o Vento Levou' - Divulgação - Divulgação
Clark Gabel e Vivien Leigh em 'E o Vento Levou'
Imagem: Divulgação

Um clássico do cinema internacional, "...E o Vento Levou" foi um verdadeiro fenômeno de bilheteria e é até hoje um dos filmes que mais arrecadaram na história. Além de ganhar uma série de Oscars, incluindo de melhor filme, o casal formado por Scarlett O'Hara (Vivien Leigh) e Rhett Butler (Clark Gable) se tornou um dos mais famosos do cinema. As cenas de beijo entre os dois são memoráveis.

'A Um Passo da Eternidade'

Burt Lancaster e Deborah Kerr em "A Um Passo da Eternidade" - Divulgação - Divulgação
Burt Lancaster e Deborah Kerr em "A Um Passo da Eternidade"
Imagem: Divulgação

Drama histórico dos anos 50 que retrata a vida em uma base militar no Havaí pouco antes do ataque a Pearl Harbor na Segunda Guerra Mundial, este filme traz uma cena de amor explosiva entre Milton Warden (Burt Lancaster) e Karen Holmes (Deborah Kerr), quando os dois se beijam em meio às ondas do mar, em uma das mais icônicas cenas do cinema.

'Branca de Neve e os Sete Anões'

Cena clássica do beijo em "Branca de Neve e os Sete Anões" - Divulgação - Divulgação
Cena clássica do beijo em "Branca de Neve e os Sete Anões"
Imagem: Divulgação

Um clássico da animação, "Branca de Neve e os Sete Anões" foi o primeiro longa-metragem da Disney e mudou para sempre a história da companhia, sendo lembrado até hoje por sua inovação e audácia. A cena em que o príncipe acorda sua amada com um beijo rapidamente se tornou um ícone.

'A Dama e o Vagabundo'

Icônica cena do beijo em "A Dama e o Vagabundo" - Divulgação  - Divulgação
Icônica cena do beijo em "A Dama e o Vagabundo"
Imagem: Divulgação

Em outra de suas animações, a Disney criou uma cena talvez até mais icônica do que a do primeiro beijo de sua história. Em "A Dama e o Vagabundo", os simpáticos cães protagonistas dividem uma macarronada e acabam dando um selinho, em uma imagem hoje já eternizada e parodiada diversas vezes.

'Titanic'

Sim, todos conhecem Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet). Sim, total tinha espaço para ele naquela tábua. Mas, debates à parte, nada muda que este é um dos casais mais marcantes de todo o cinema internacional, e a cena em que os dois se beijam em frente ao navio é o bastante para que qualquer um queira cantar "My Heart Will Go On".

'Meu Primeiro Amor'

Um dos mais conhecidos —e tristes— filmes de Hollywood, "Meu Primeiro Amor" encantou espectadores ao contar a história da descoberta do amor de Thomas (Macaulay Culkin) e Valda (Anna Chlumsky). A cena em que os dois dão um selinho ficou famosa.

'Ghost'

Demi Moore e Patrick Swayze em cena de 'Ghost' - Reprodução - Reprodução
Demi Moore e Patrick Swayze em cena de 'Ghost'
Imagem: Reprodução

Uma cena que dispensa apresentações: Molly (Demi Moore) beija o espírito de seu amado Sama (Patrick Swayze), mostrando que não há barreiras para o amor.

'O Segredo de Brokeback Mountain'

Um marco para a comunidade LGBTQ+ no cinema, o filme retrata a paixão de Ennis (Heath Ledger) e Jack (Jake Gyllenhaal). O filme é até hoje aclamado pelos temas que abordou, e os beijos dos protagonistas entraram para a história.

'Homem-Aranha'

Kirsten Dunst e Tobey Maguire em uma das cenas mais famosas de 'Homem-Aranha' - Divulgação - Divulgação
Kirsten Dunst e Tobey Maguire em uma das cenas mais famosas de 'Homem-Aranha'
Imagem: Divulgação

O primeiro longa do "teioso" dirigido por Sam Raimi alcançou sucesso de crítica e de público, tornando-se uma referência para futuros filmes de super-heróis. Além disso, o longa criou uma cena memorável: após ser salva pelo Homem-Aranha (Tobey Maguire), Mary Jane (Kirsten Dunst) decide recompensar o salvador e lhe dá um beijo, enquanto ele está suspenso de ponta-cabeça. Pode-se dizer que a cena se tornou um dos destaques do filme.

'Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2'

Um clássico contemporâneo, "Harry Potter" fez os fãs rirem e chorarem pelos mais diversos motivos. Um momento que com certeza foi um dos mais esperados pelo público é o beijo trocado entre Hermione (Emma Watson) e Rony (Rupert Grint), casal queridinho que passou boa parte da série no chove e não molha. Quando o beijo veio no último filme, não decepcionou nem um pouco.