Topo

Danny Goldman, dublador clássico de 'Smurfs', morre aos 80 anos

Danny Goldman, dublador que trabalhou em Smurfs - Reprodução
Danny Goldman, dublador que trabalhou em Smurfs Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/04/2020 17h35

Morreu ontem o ator e dublador Danny Goldman. Ele ficou famoso por dar voz ao personagem Smurf Gênio na versão original de "Smurfs". Ele tinha 80 anos.

A informação foi confirmada pelo TMZ, que informou que Goldman morreu em sua casa, ao lado de amigos e familiares, após ficar internado em uma instituição médica durante alguns meses. O artista sofreu dois derrames perto do Ano-Novo, de acordo com seu agente, Doug Ely.

A morte de Goldman não tem relação com a pandemia do novo coronavírus, que tem acometido veteranos da classe artística americana.

Em sua página no Facebook, Ely prestou uma homenagem ao amigo. "Danny era verdadeiramente único. Ele sempre teve opiniões fortes e não se importava em falar sobre elas. Ele era incrivelmente engraçado. Ele amava torcer pelos caras menores e ajudar sempre que podia. Ele tinha um coração enorme. Nós perdemos um dos bons hoje. Ele deixará saudades", escreveu.

Goldman começou sua carreira em 1963, quando fez uma participação na cultuada "General Hospital". Pouco tempo depois, ele apareceu no filme "O Jovem Frankenstein", dirigido por Mel Brooks, onde interpretou um jovem estudante de medicina que sempre questionava o personagem interpretado por Gene Wilder.

Em seguida, esteve nas séries "MASH" e "Busting Loose". A fama veio, no entanto, com um trabalho de dublagem: ele foi o responsável pela voz do Smurf Gênio, que sempre fazia questão de exibir sua inteligência, na série animada "Smurfs", que estreou em 1981 na rede NBC. Goldman ficou até o fim do seriado, em 1989.