Topo

Orlando Drummond fala sobre a experiência de dublar a voz do Papai Smurf no cinema

Orlando Drummond durante gravação do especial "Chico & Amigos" (29/12/2010) - Divulgação/TV Globo
Orlando Drummond durante gravação do especial "Chico & Amigos" (29/12/2010) Imagem: Divulgação/TV Globo

Do UOL, no Rio

08/08/2011 18h14

Acostumado a dublar a voz do vilão Gargamel no desenho animado “Smurfs”, no cinema, Orlando Drummond dubla a voz do Papai Smurf. Aos 91 anos de idade e com a disposição de um jovem de 30, o ator, que encarna até hoje o Seu Peru no humorístico “Zorra Total”, da Globo, conversou com a reportagem do UOL, por telefone, sobre a experiência de fazer a voz do líder dos pequenos seres azuis. “Para mim, foi a dublagem de mais um desenho. Não teve novidade. Mas é um trabalho que ficou muito bonito, bem feito e me deu muito prazer de fazer”, contou.

Questionado sobre o personagem animado que mais gosta de dublar, Orlando não tem dúvidas. “O meu xodó é o Scooby-Doo, que já dublo há 38 anos. Entrei até para o Guiness Book. É uma voz que não abro mão de fazer”, afirmou ele, acrescentando que, nas ruas, é parado pelas crianças, que reconhecem a voz do cachorro. “As crianças apontam para mim e falam: 'ele é o Seu Peru, que faz a voz do Scooby-Doo'”, disse, aos risos.

Embora tenha um carinho especial pelo amigo de Salsicha, Orlando disse que já tem um substituto para dublar a voz do personagem quando ele parar. “O dublador Guilherme Briggs sabe fazer o Scooby direitinho. Se pudesse escolher alguém para me substituir, escolheria ele”, contou ele, que também dubla as vozes dos personagens Alf, da série “Alf, o Eteimoso”; do Tom, do desenho “Tom e Jerry”; do marinheiro Popeye; e do Gordo, da série “O Gordo e o Magro”, entre outros personagens.

Prestes a completar 92 anos no dia 18 de outubro, Orlando disse que não pretende parar de dublar tão cedo. “Levo uma vida normal. Estou com saúde, faço academia dia sim, dia não. Estou em cima”, brincou o ator, que tem dois filhos, cinco netos e um bisneto. “Tenho três netos que dublam: o Felipe, o Alexandre e o Eduardo. Herdaram o talento do avô”, disse, orgulhoso.