Topo

'Mulher Maravilha 1984': Tudo o que já sabemos sobre o filme

Gal Gadot retorna ao papel de Mulher Maravilha em 1984 - Reprodução / Internet
Gal Gadot retorna ao papel de Mulher Maravilha em 1984 Imagem: Reprodução / Internet

Do UOL

Em São Paulo

09/04/2020 19h24

"Mulher Maravilha 1984", sequência do longa estrelado por Gal Gadot no papel de Diana Prince, é um dos filmes mais aguardados do ano. Ainda mais agora, que a pandemia do novo coronavírus obrigou o adiamento da estreia, inicialmente prevista para junho. A nova data de lançamento é 13 de agosto deste ano, mas é que possível que o longa da DC demore ainda mais para chegar ao cinema.

Mas isso não impede os fãs de especularem o que vem por aí: além do título, já sabemos a data em que ele se passa, quem está no elenco principal, além de algumas surpresas.

O longa anterior

"Mulher-Maravilha", de Patty Jenkins, foi o primeiro live-action da personagem a chegar aos cinemas. Com uma bilheteria de U$ 821.8 milhões ao redor do mundo, o filme ultrapassou os resultados de "Homem de Aço" (2013), "Batman vs Superman: A Origem da Justiça" (2016) e "Liga da Justiça" (2017) nos Estados Unidos. Ou seja, era óbvio que haveria uma sequência.

Mas e o título?

Nada de "Mulher Maravilha 2". A sequência ganhou o título de "Mulher Maravilha 1984" e confirma que o filme se passará na década de 1980, no fim da Guerra Fria.

Para referência, em 1917 Diana "pescou" um piloto militar americano que caiu nas águas de Themyscira e embarcou em uma missão para parar o deus da guerra, Ares.

Para a produtora associada Anna Obropta, "a América estava no auge de seu poder e orgulho" no ano de 1984. "Computadores da Apple e calças de pára-quedas, riqueza, comercialismo, glamour e até violência —tudo era maior que a vida", disse ela à revista "EW". "Foi uma década de ganância e desejo, um tempo de 'eu, eu, mais mais mais'".

"Era uma época em que nenhum custo havia aparecido ainda", acrescentou Patty. "Havia o medo da Guerra Fria. Mas era como: 'Isso vai durar para sempre!' A sensação de que o mundo era essa cornucópia que nunca parava de dar era gigante. "

Do que se trata o filme?

A Warner Bros, estúdio responsável pelo filme, começou a divulgação pelo seguinte resumo: "Avançando a história para a década de 1980, a próxima aventura na tela grande da Mulher Maravilha traz a personagem enfrentando um novo inimigo: The Cheetah". Mas as entrevistas sobre o filme entregaram um pouco mais.

Diana agora trabalha no Museu de História Natural de Washington, DC. É uma vida tranquila e ela está lidando com a maior consequência de ser imortal. "Ela não sofreu apenas a perda de Steve Trevor (vivido por Chris Pine). Ela perdeu quase todas as pessoas que eram importantes para ela por não serem imortais, e sua vida é realmente muito solitária e espartana ", disse o produtor Charles Roven. "Na verdade, sua única alegria é quando está fazendo algo pelas pessoas, quando pode ajudar os necessitados".

Quem está no elenco e na produção?

Além de Gal Gadot, estão Kristen Wiig como Barbara Minerva (também conhecida como Cheetah), Pedro Pascal ("Game of Thrones" e "Narcos") como outro vilão, Maxwell Lord, e o retorno de Chris Pine como Steve Trevor.

A atriz indiana Soundarya Sharma confirmou que terá um papel na sequência. Connie Nielsen (como a mãe de Diana, Hipólita) e Robin Wright (como tia de Diana, Antíope) também retornarão.

Nos bastidores, Patty Jenkins assume novamente a direção e o roteiro, que ela escreveu com Geoff Johns e Dave Callaham. Juntam-se a ela o diretor de fotografia Matthew Jensen, a diretora de arte indicada ao Oscar Aline Bonetto ("O Fabuloso Destino de Amélie Poulain"), a figurinista ganhadora do Oscar Lindy Hemming ("Topsy-Turvy: O Espetáculo") e o editor indicado ao Oscar Richard Pearson ("Vôo United 93").

Patty produzi o filme com Stephen Jones, Charles Roven, Deborah Snyder e Zack Snyder. Snyder dirigiu "Homem de Aço" e "Batman vs. Superman", além de produzir os filmes recentemente lançados no universo da DC. Rebecca Roven Oakley, Richard Suckle, Wesley Coller, Johns e Walter Hamada serão os produtores executivos.

Observe que o nome de Brett Ratner não aparece.

Como vai ser o uniforme?

MM1984 - Warner Bros. - Warner Bros.
Imagem: Warner Bros.

Um novo filme merece um novo uniforme, e o primeiro pôster "Mulher Maravilha 1984" mostra Diana numa armadura dourada. A inspiração certamente veio da "armadura da águia dourada", que a heroína vestiu pela pela primeira vez nos quadrinhos de Alex Ross e Mark Waid. Outras imagens do filme mostram as asas e o capacete.

Quem é o vilão?

Ou melhor, a vilã. A Cheetah de Kristen Wiig é um dos adversários mais conhecidos da Mulher Maravilha. Com várias encarnações nos quadrinhos, Cheetah já apareceu como uma assaltante, uma vilã com personalidades divididas e uma gata mutante com garras e cauda. Patty, porém, confirmou que esta versão é realmente Barbara Minerva, a versão mais famosa da personagem.

Nas HQs, Barbara é uma arqueóloga britânica obcecada pela mitologia e artefatos gregos, que eventualmente invoca um antigo deus gato, transformando-se num felino ela mesma. No filme, ela é gemologista e trabalha com Diana no museu.

"No folclore, Cheetah costuma ser amiga de Diana, mas tem inveja dela", explicou Patty. "E eu sinto que Kristen está interpretando as duas extremidades do espectro —ela é uma amiga calorosa, divertida, gentil e interessante e pode se transformar em algo completamente diferente."

Já Max Lord, interpretado pelo ator chileno Pedro Pascal, é descrito como algo entre um magnata e um guru. "Max é um ladrão de sonhos. É esse personagem que diz: 'Consiga o que quiser, da maneira que puder. Você tem direito a isso!'. E faz isso a qualquer custo. Ele é ganancioso. Mas também fala sobre: 'Como você é o seu melhor eu? Como você vence? 'Então, ele é definitivamente o rosto dessa versão do sucesso."

Steve Trevor está de volta?

Pelo visto, sim. Mas como isso é possível? Aparentemente, Steve havia morrido em uma explosão de avião no final do primeiro filme, momento que estabeleceu a Diana dos dias atuais e moldou sua perspectiva de heroísmo.

Agora, vemos Steve quase sete décadas depois aparentando estar tão bem (e jovem) quanto quando o olhamos pela primeira vez para o personagem nas cavernas de Diana em Themyscira.

A memória de Steve permanecerá na psique de Diana ao longo do filme? Ele sobreviveu de alguma forma ao acidente de avião e ficou congelado criogênicamente à la Bucky Barnes no "Soldado Invernal"? Ele sobrevoou acidentalmente um buraco negro no final de "Mulher Maravilha" e foi cuspido de volta nos anos 1980? Afinal, coisas mais loucas aconteceram nos quadrinhos. Ou será que Pine está interpretando Steve Trevor, como em Steve Trevor Jr. ou Steve Trevor IV?

Como diz o meme do cachorro, vamos ver o que vem por aí, não dá para saber ainda.