Qual é a ordem cronológica dos filmes da DC?
O universo cinematográfico da DC (ou DCEU, na sigla em inglês) é beeeem menor do que o de sua maior concorrente, a Marvel, mas a família DC continua crescendo com o lançamento de novos filmes sobre os personagens adaptados das histórias em quadrinhos da editora, como Batman, Super-Homem, Mulher Maravilha.
Com o aumento no número de filmes, aumenta também a confusão com a ordem cronológica das histórias contadas em cada um. Por isso, montamos um guia para você poder assistir às produções da DC na ordem certa, em que as histórias se conectam.
Ah, sim, que fique claro: esta lista só conta a atual fase da DC, que começou com o lançamento de "O Homem de Aço", estrelado por Henry Cavill, em 2013.
'Mulher Maravilha' (2017)
O longa dirigido por Patty Jenkins nos leva, junto com a Diana de Themyscira, vivida por Gal Gadot, para uma viagem no tempo, mais precisamente no século passado. É na época da Primeira Guerra Mundial que a Mulher Maravilha deixa seu paradisíaco refúgio totalmente feminino para lutar na grande guerra conta o deus Ares.
No fim do filme, a personagem percebe que não pode enfrentar todos os males do mundo e se recolhe, o que explica o fato de ela não dar as caras quando o Super-Homem surge.
'Mulher Maravilha 1984' (2020)
Ok que a sequência de "Mulher Maravilha" ainda não foi lançada —e, com a pandemia de coronavírus, o filme anteriormente previsto para junho foi adiado para agosto. Mas o título do longa, novamente dirigido por Patty Jenkins, deixa bem claro quando ele se passa, né?
Na trama, a Princesa Diana vai voltar para lutar contra o vilão Cheetah durante a Guerra Fria.
'Homem de Aço' (2013)
Depois de Christopher Reeve, Tom Welling e Dean Cain, o Clark Kent caiu nas mãos de Henry Cavill. Em "Homem de Aço", dirigido por Zack Snyder, o Super-Homem dá o pontapé inicial na nova fase de filmes inspirados em personagens da DC Comics.
O longa acompanha a primeira aventura de Kal-El, que luta contra o General Zod e suas forças kryptonianas. No fim, Clark ainda assume seu icônico papel como repórter do "Planeta Diário", de Metrópolis.
'Batman vs Superman: A Origem da Justiça' (2016)
O filme, também dirigido por Zack Snyder, traz os dois maiores super-heróis da DC em seu primeiro encontro. E, adivinhe só, um não vai com a cara do outro. Os dois até se acertam, mas o Super-Homem acaba "assassinado". Batman, por sua vez, investiga Lex Luthor (Jesse Eisenberg).
O filme tem ainda Diana (Gal Gadot) como personagem e participações de Aquaman (Jason Momoa), Cyborg (Ray Fisher) e The Flash (Ezra Miller).
'Esquadrão Suicida' (2016)
No longa de David Ayer, a agente do governo Amanda Waller (Viola Davis) convoca um grupo de criminosos —entre eles, o Deadshot de Will Smith, a Arlequina de Margot Robbie, e o Coringa de Jared Leto— para servir como um Esquadrão Suicida que dará aos EUA uma chance de lutar contra qualquer super-herói desonesto.
Embora seja, em grande parte, independente dos eventos de outros filmes da DC, o filme tem algumas participações especiais de Flash (lutando contra o Capitão Boomerang na que é provavelmente uma de suas primeiras aventuras) e Batman.
'Liga da Justiça' (2017)
Mais um supergrupo de super-heróis. No longa de Zack Snyder, Batman, Mulher Maravilha, Aquaman, Cyborg e The Flash se unem pela primeira vez para combater Steppenwolf, um alienígena senhor da guerra que tenta transformar a Terra e destruir tudo o que encontra pela frente. Aqui, o Super-Homem ressuscita e se junta aos colegas para o confronto final.
O filme inclui muitas deixas para futuros filmes da DC: o Aquaman conhece Mera, Barry Allen (o Flash) consegue um emprego no departamento de polícia de Central City, Lex Luthor e o mercenário Deathstroke decidem criar sua própria liga maligna, e a presença do vilão Darkseid é sugerida.
'Aquaman' (2018)
O filme de James Wan é outro que existe independentemente dos acontecimentos das outras produções da DC. Mas dá para saber onde a história se encontra por um detalhe: ele se segue ao primeiro encontro de Arthur Curry, o Aquaman (Jason Momoa), com Mera (Amber Heard).
'Shazam!' (2019)
O mais engraçadinho dos filmes do DCEU, "Shazam!" é mais um que corre por fora. Dirigido por David F. Sandberg e estrelado por Zachary Levi, o filme dá pistas de leve de quando a história se passa.
No quarto de Freddy Freeman (Jack Dylan Grazer), é possível ver um jornal com a manchete "Super-Homem está de volta", que provavelmente se refere a "Liga da Justiça". Na cena pós-créditos, a piada sobre Aquaman só teria sentido se ele fizesse um grande estrago no mundo.
Mas e 'Aves de Rapina'?
O filme estrelado por Margot Robbie e lançado em 2020 não dá muitos indícios de quando a história se passa, até porque a diretora Cathy Yan disse que não se importava com isso. O longa, para ela, se passa numa "timeline" alternativa, que acontece, claro, depois dos eventos de "Esquadrão Suicida".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.