Topo

Daniel Azulay morre aos 72 anos; artista tratava câncer e contraiu covid-19

Gilvan Marques

Do UOL, em São Paulo

27/03/2020 21h06

Famoso principalmente nos anos 1980, o desenhista Daniel Azulay morreu hoje aos 72 anos. A informação foi confirmada ao UOL pela mulher dele, Beth Azulay. O educador e artista plástico lutava contra a leucemia e contraiu a covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

"Com extremo pesar, comunicamos que nosso querido Daniel Azulay faleceu hoje a tarde no Rio de Janeiro. Ele estava tratando uma leucemia e contraiu coronavírus. Sua alegria continuará em todos nossos corações para sempre. Faremos rezas virtuais para ele nos próximos dias em virtude do isolamento. Daniel, Te amamos", escreveu a sua página oficial no Facebook.

Nascido no Rio de Janeiro, o desenhista criou a Turma do Lambe-Lambe e nas décadas de 1970 e 1980 apresentou, ao lado de seus personagens, um programa de TV que ensinava técnicas de ilustração e dava dicas de como construir brinquedos com lixo doméstico.

Em 2009, ele ensinou desenho em vídeos na plataforma UOL Crianças, do portal UOL, fez especiais para o canal Futura e chegou a participar da TV Rá-Tim-Bum. A partir de 2013, Azulay ressurgiu dando aulas para crianças em um outro projeto idealizado por ele mesmo.

"Eu vivenciei muitas coisas bonitas na televisão, no universo das crianças. Trabalhar com criança é gratificante porque você pode se multiplicar, você pode criar de forma quase infinita. Isso é muito fascinante. Foi um prêmio que eu recebi", resumiu ele, durante participação no Bate-papo UOL.