Topo

'Não me conformei em ser a latina estereotipada', diz atriz de 'Station 19'

Jaina Lee Ortiz é Andy Herrera, protagonista de "Station 19" - Divulgação
Jaina Lee Ortiz é Andy Herrera, protagonista de 'Station 19' Imagem: Divulgação

Guilherme Machado

Do UOL, em Pasadena, na Califórnia*

17/03/2020 04h00

Enquanto o mundo real pega foto por conta de coronavírus, os bombeiros de "Station 19" estão de volta para enfrentar novos desafios. A terceira temporada da série, um spin-off do fenômeno "Grey's Anatomy", estreia sua terceira temporada no Sony Channel nesta terça (17), às 20h05, e promete muito romance, ação e crossovers —quando personagens e histórias de duas ou mais séries diferentes se encontram— com o seriado que o originou. O próprio episódio de estreia já marca uma reunião entre personagens das duas séries.

"A autora [Krista Vernoff, que substituiu a antiga showrunner, Stacy McKee] está fazendo um trabalho muito incrível em interligar os personagens nos dois mundos. Parece um grande evento de duas horas. Você vai conhecer cada personagem mais intimamente", diz a atriz Jaina Lee Ortiz, protagonista de "Station 19", em entrevista ao UOL, em Pasadena, na Califórnia.

Jaina interpreta Andy Herrera, uma bombeira de personalidade forte, filha de um capitão, que precisa equilibrar dilemas amorosos com as dificuldades de seu trabalho. A atriz se orgulha da força de sua personagem e de poder dar visibilidade à comunidade latina —ela é filha de porto-riquenhos.

Em meu curto tempo como atriz eu já interpretei uma policial, uma detetive, uma soldado da Marinha e agora uma bombeira. Todas personagens muito fortes, inteligentes, independentes. Fico feliz que não me conformei com o papel da latina estereotipada: não sou uma namorada-troféu, uma ajudante, não estou nos fundos da sala como a empregada. Não há nada errado com isso, mas eu amo que posso interpretar uma personagem como Andy Herrera todos os dias

Jaina, que começou no showbiz como dançarina de mambo e salsa (alguém pensou em J-Lo?), teve seu primeiro trabalho na TV em 2004 (quando ainda assinava como Jessica Ortiz, seu nome de batismo) e participou de produções como "Rosewood". Além de Jaina, completam o elenco Jason George, o Ben Warren de "Grey's Anatomy", que migrou de série, Grey Damon (o Jack Gibson) e Brett Tucker (o Lucas Ripley).

"Tecnicamente, sou a primeira protagonista latina de uma série da Shondaland [produtora de Shonda Rhimes, responsável por 'Station 19', 'Grey's Anatomy', 'How to Get Away with Murder'...], isso é bem incrível e sinto que tenho uma responsabilidade de representar minha cultura, e felizmente estou interpretando uma personagem que é vista de forma positiva. Ela é admirável, determinada, inteligente, não tem medo de ir atrás do que quer", complementa.

Ela também destaca como a televisão já avançou no que diz respeito à representatividade: "Eu acho que o cenário da TV em geral progrediu e estão dando muitas oportunidades para pessoas de diferentes etnias. Tem tantas séries agora com um elenco latino maior e autores e produtores latinos. Não é algo do que reclamar, é algo para celebrar, porque pelo menos estamos andando para frente nesse sentido".

A atriz também fez uma preparação intensa para viver uma bombeira, chegando a fazer treinamentos reais com profissionais do meio.

"É a coisa mais difícil que já tive que fazer. Por isso tenho um respeito maior por bombeiros", conta ela.

Eu conheci duas capitãs. Eu treinei, eu queria alcançar as demandas físicas que bombeiros precisam ter, foi exaustivo e difícil. Mas amei conhecer mulheres que estavam comandando os corpos de bombeiros. Apenas 8% dos bombeiros nos Estados Unidos são mulheres. Não é muito, mas mostra como essas mulheres são fortes e corajosas.

"Station 19" volta a ser exibida hoje no Sony Channel, às 20h05. A partir da próxima terça-feira, a série vai ao ar sempre às 21h55. A primeira temporada da série está disponível também na Netflix.