Topo

Anton Coppola, tio de Francis Ford e condutor em 'Drácula', morre aos 102

14.05.2010 - Anton Coppola dá discurso para universitários do Manhattan School os Music, em Nova York (EUA) - Jim Spellman/WireImage
14.05.2010 - Anton Coppola dá discurso para universitários do Manhattan School os Music, em Nova York (EUA) Imagem: Jim Spellman/WireImage

Do UOL, em São Paulo

10/03/2020 09h02

Anton Coppola, o celebrado compositor e condutor de óperas que era também tio do cineasta Francis Ford Coppola e conduziu a trilha do seu "Drácula de Bram Stoker" (1992), morreu ontem aos 102 anos. A filha do músico, Lucia Coppola, não especificou as causas da morte ao The New York Times.

"Drácula" não foi a única colaboração entre tio e sobrinho. Anton apareceu também em "O Poderoso Chefão 3" (1990), como o maestro da ópera "Cavalleria Rusticana", assistida pelos personagens em uma cena-chave do filme.

A família Coppola inclui muitos outros nomes famosos do cinema: Anton é tio de Talia Shire, e tio-avô de Nicolas Cage, Sofia Coppola, Roman Coppola e Jason Schwartzman. Este último o convidou para aparecer na série "Mozart in the Jungle", interpretando um músico chamado Anton Gallo.

Após longa e respeitada carreira como condutor, Coppola decidiu compor suas próprias peças após os 80 anos de idade. "Sacco and Vanzetti", que ele considerava sua obra-prima, estreou em 2001, enquanto "Lady Swanwhite" chegou em 2019.

O músico permaneceu na ativa até os seus últimos anos, subindo ao palco em 2018 para conduzir uma apresentação comemorando o seu aniversário de 100 anos.