Topo

Led Zeppelin vence processo de plágio por 'Stairway to Heaven'

Led Zeppelin - Getty Images
Led Zeppelin Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

09/03/2020 13h51

O Led Zeppelin venceu mais uma etapa do processo contra a banda Spirit, que alegou que os roqueiros britânicos haviam plagiado a sua "Taurus" para criar o hit "Stairway to Heaven".

Hoje, os juizes de um circuito de apelos nos EUA decidiram a favor do Led Zeppelin, dizendo que um novo julgamento não é preciso para decidir a questão. A informação é do The Hollywood Reporter.

Em 2016, um júri já havia determinado que o Led Zeppelin não plagiou a obra do Spirit, mas advogados do caso pediram por um novo exame das evidências. A decisão de hoje, com 54 páginas, deve se tornar um marco para outros casos de direitos autorais nos EUA.

Entre os aspectos mais relevantes do texto, o juizes decidiram que não houve erro em proibir que o júri de 2016 ouvisse "Taurus" no tribunal. Além disso, a decisão ignora a "regra do acesso inverso", que determinava que, quanto mais conhecida fosse uma obra, menor era a responsabilidade de provar sua similaridade com outra.

Michael Skidmore, que administra o legado do Spirit e seu principal compositor, Randy Wolfe, processou o Led Zeppelin originalmente em 2014. O júri original não pode ouvir "Taurus" porque o instrumental nunca foi comercialmente lançado, apenas registrado pelo autor em um escritório de patentes.

"O mundo dos direitos autorais mudou muito durante o século 20, e nossa decisão foi informada por isso", definiu a juiza Margaret McKeown, que escreveu a decisão.