Diretor iraniano recebe ordem de prisão dois dias após ganhar Urso de Ouro
O diretor de cinema Mohammad Rasoulof recebeu uma convocação para cumprir pena no Irã, segundo a revista Variety. O cineasta recebeu um texto informando-o da ordem de prisão dois dias depois de ganhar o Urso de Ouro de melhor filme no Festival de Berlim por "There Is No Evil" (2020). O motivo do governo iraniano ainda não foi informado.
O governo iraniano não permitiu que Rasoulof, comparecesse à cerimônia. A filha do diretor, Baran Rasoulof, que estrela "There Is No Evil", recebeu o prêmio em nome do pai.
Rasoulof é considerado um dos maiores diretores iranianos da atualidade, entretanto, nenhum de sus filmes foi exibido no país. Em 2011, ele ganhou o Cannes de melhor diretor pelo filme "Goodbye" (2011), mas foi condenado a 20 anos de prisão por "propaganda anti-regime". Nessa ocasião, as autoridades do país voltaram atrás e ele não foi preso.
Antes do Festival de Berlim, o diretor disse em entrevista à revista que "ainda está esperando por outro texto" para saber em até que ponto essa sentença será executada. Rasoulof pretende entrar com recurso contra a decisão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.