PUBLICIDADE
Topo

Geek


Cinco animes imperdíveis que estão em mostra no CCBB

"Ghost in the Shell" (1995), um dos filmes da mostra "Anime: O Fantástico Mundo das Animações Japonesas", do CCBB - Divulgação/CCBB
"Ghost in the Shell" (1995), um dos filmes da mostra "Anime: O Fantástico Mundo das Animações Japonesas", do CCBB Imagem: Divulgação/CCBB

Do UOL, em São Paulo

12/02/2020 19h44

Quem acha que animação japonesa é "desenho para criança" tem uma oportunidade de conhecer algumas produções selecionadas pelo CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em São Paulo para uma mostra que começa hoje.

O espaço exibirá gratuitamente 15 filmes que marcaram a história da animação japonesa, como "Akira" (1988) e "Ghost in the Shell" (1995). As produções (algumas derivadas de sucessos da TV aberta, como "Hunter x Hunter") mesclam ação, aventura, ficção científica e comédia. Prova de que anime não é tudo igual e aborda temas espinhosos, como guerras e conflitos emocionais, de forma ainda mais tocante do que com atores de carne e osso.

"Anime: O Fantástico Mundo das animações Japonesas" tem curadoria e idealização de Juliana Melo e produção da Villa-Lobos Produções. Descubra cinco animações imperdíveis da mostra:

Akira Nishikiyama, melhor amigo e também maior ameaça a Kiryu Kazama - Divulgação/CCBB
Akira Nishikiyama, melhor amigo e também maior ameaça a Kiryu Kazama
Imagem: Divulgação/CCBB

"Akira"
Direção: Katsuhiro Ôtomo, 2h04, 1988
Classificação Indicativa: 14 anos
Sinopse: Uma grande explosão fez com que Tóquio fosse destruída em 1988. Em seu lugar foi construída Neo Tóquio, que, em 2019, sofre com atentados terroristas por toda a cidade. Kaneda e Tetsuo são amigos que integram uma gangue de motoqueiros. Eles disputam rachas violentos com uma gangue rival, os Palhaços, até que um dia Tetsuo encontra Takashi, uma estranha criança com poderes que fugira do hospital onde era mantido como cobaia. Tetsuo é ferido no encontro e antes de receber a ajuda dos amigos é levado por integrantes do exército, liderados pelo coronel Shikishima. A partir de então Tetsuo passa a desenvolver poderes inimagináveis, o que faz com que seja comparado ao lendário Akira, responsável pela explosão de 1988. Paralelamente, Kaneda se interessa por Kei, uma garota envolvida com espiões que tenta decifrar o enigma por trás das cobaias controladas.

Divulgação/CCBB
Imagem: Divulgação/CCBB

"Ghost in the Shell: O Fantasma do Futuro"
Direção: Mamoru Oshii, 1h23, 1995
Classificação Indicativa: 14 anos
Sinopse: Major Motoko é agente cibernética e líder da unidade do serviço secreto Esquadrão Shell. Formado pelo governo para combater a onda de crimes, eles são informados de que um famoso criminoso, "expert" em computadores, está no Japão. O suspeito é conhecido apenas pelo codinome "Mestre Marionete".

Divulgação/CCBB
Imagem: Divulgação/CCBB

"O Lugar Prometido em Nossa Juventude"
Direção: Makoto Shinkai, 1h31, 2007
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: Em uma história suplente do rescaldo da Segunda Guerra Mundial, o Japão foi separado pela metade, com o sul Honshu e as outras ilhas aliados aos Estados Unidos e ao norte da ilha Hokkaido anexada pela União enigmática. Foi em Hokkaido que uma misteriosa torre tinha sido construída, uma vertente de metal até chegar fora da atmosfera, visíveis a partir da ponta norte de Honshu. Em 1996, três adolescentes, Hiroki, Takuya e Sayuri, fazem um pacto que vão construir uma aeronave experimental de vigilância, quase invisível, que atravesse a Hokkaido e desvende os segredos da torre. O seu sonho nunca foi concretizado, porque Sayuri foi enviado à Tóquio para tratamento e logo depois entra em coma. Agora, três anos mais tarde, as ilusões da juventude podem ter passado, mas não a inquebrável força do trio e da promessa. A verdade da torre será descoberta e com ela a ligação entre eles e os mistérios da Sayuri.

Divulgação/CCBB
Imagem: Divulgação/CCBB

"Paprika"
Direção: Satoshi Kon, 1h30, 2006
Classificação Indicativa: 14 anos
Sinopse: Num futuro próximo, o Dr. Tokita (Tôru Furuya) inventa um poderoso aparelho chamado DC-Mini, que torna possível o acesso aos sonhos das pessoas. Sua colega, a Dra. Atsuko Chiba (Megumi Hayashibara) - psicoterapeuta e pesquisadora de ponta - desenvolve um tratamento psiquiátrico revolucionário a partir do aparelho. Mas, antes de seu uso ser sancionado pelo governo, o DC-Mini é roubado. Quando vários dos pesquisadores do laboratório começam a enlouquecer e a sonhar em estado de vigília, Atsuko assume seu alter-ego, Paprika, a "detetive de sonhos", para mergulhar no mundo do inconsciente e descobrir quem está por trás da tragédia.

Divulgação/CCBB
Imagem: Divulgação/CCBB

"Vidas ao Vento"
Direção: Hayao Miyazaki, 2h06, 2013
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: Jiro Horikoshi vive em uma cidade do interior do Japão. Um dia, ele começa a desejar voar em um avião com formato de pássaro. A partir desse desejo, ele decide que construir um avião e colocá-lo no ar é a meta da sua vida. Durante a busca pelo seu sonho ele conhece Naoko, uma jovem encantadora por quem se apaixona. No entanto, algo horrível ocorre e o futuro do casal fica ameaçado.

Confira a programação completa:

12/02
16h: "Padrinhos de Tóquio" (12 anos)
19h30: "Ghost in the Shell" (14 anos)

13/02
16h: "A Tartaruga Vermelha" (livre)
19h "Hunter x Hunter: Phantom Rouge" (12 anos)

14/02
16h: "Paprika" (14 anos)
19h: "Vidas ao Vento" (12 anos)

15/02
14h45: "Pop in Q" (livre)
17h: "Hunter x Hunter: The Last Mission" (14 anos)
19h: "Akira" (14 anos)

16/02
14h: "A Tartaruga Vermelha" (livre)
16h: "Kappa: O Duende do Rio Sampei" (livre)
18h: "O Conto da Princesa Kaguya" (livre)

17/02
16h: "The Sky Crawlers: Eternamente" (sessão com audiodescrição) (12 anos)
19h: "The Sky Crawlers: Eternamente" (12 anos)

19/02
16h: "5 Centímetros por Segundo" (livre)
18h: "As Memórias de Marnie" (sessão com legendagem descritiva, seguida de debate) (10 anos)

20/02
16h: "O Lugar Prometido em Nossa Juventude" (12 anos)
19h: "O Conto da Princesa Kaguya" (livre)

21/02
16h: "Ghost in the Shell" (14 anos)
18h: "Akira" (sessão seguida de debate) (14 anos)

22/02
10h: "Pop in Q" (livre)
12h30: "Hunter x Hunter: Phanton Rouge" (12 anos)
14h30: "Vidas ao Vento" (12 anos)

23/02
10h: "Hunter x Hunter: The Last Mission" (14 anos)
12h30: "O Lugar Prometido em Nossa Juventude" (12 anos)
14h30: "Padrinhos de Tóquio" (12 anos)

24/02
13h: "5 Centímetros por Segundo" (livre)
15h: "Paprika" (14 anos)

Serviço - Mostra "Anime: O Fantástico Mundo das Animações Japonesas"
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (Rua Álvares Penteado, 112 - Centro)
Data: De 12 a 24 de fevereiro de 2020

Geek