Topo

"Hair Love": vencedor do Oscar está no YouTube e vai alegrar a sua segunda

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

10/02/2020 13h12

Sabia que um dos vencedores de ontem do Oscar está disponível de graça e completo no YouTube? "Hair Love", que levou a estatueta de melhor curta-metragem de animação, é o vídeo que faltava para animar sua segunda-feira sonolenta, se você ficou até de madrugada assistindo à premiação ao vivo.

Com apenas 6 minutos e 47 segundos de duração, o curta mostra um pai que precisa aprender a arrumar o cabelo de sua filha criança, uma tarefa que antes ficava com a mãe. De forma bem-humorada, a história mostra o desespero do homem ao ter que se entender com potes de cremes e ferramentas para desempenhar a função.

Mesmo tão curtinho e mostrando uma situação bastante cotidiana, o filme carrega várias mensagens importantes, como destacou a produtora Karen Rupert Toliver em seu discurso ao receber a estatueta do Oscar.

"Foi um trabalho feito com muito amor. Porque acreditamos que a representatividade importa. Principalmente nos desenhos animados, que geralmente são nosso primeiro contato com o mundo dos filmes."

Cena da animação Hair Love, vencedora do Oscar de curta de animação - Reprodução - Reprodução
Cena da animação Hair Love, vencedora do Oscar de curta de animação
Imagem: Reprodução

Matthew A. Cherry, um dos diretores do filme e ex-jogador de futebol americano, acrescentou que um de seus objetivos com "Hair Love" era o de normalizar o cabelo afro, que ainda enfrenta muitos estigmas sociais.

Cherry também aproveitou o espaço no Oscar para fazer campanha por uma lei que pune a discriminação contra o cabelo afro e que já entrou em vigor em alguns lugares dos Estados Unidos.

Os vencedores ainda homenagearam Kobe Bryant, que em 2018 levou um Oscar na mesma categoria com "Dear Basketball". O astro do basquete morreu em 26 de janeiro em um acidente de helicóptero que também levou sua filha, Gianna, de 13 anos.