Topo

Dez músicas que você achava que falavam de uma coisa, mas falam de outra

Bruce Springsteen se apresenta em 1985 em Washington, durante a turnê Born in the U.S.A. - Bettmann Archive/Getty Images
Bruce Springsteen se apresenta em 1985 em Washington, durante a turnê Born in the U.S.A. Imagem: Bettmann Archive/Getty Images

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

08/02/2020 04h00

Sabe aquela música que você ama, que sabe a letra inteirinha de cor e jura entender exatamente do que o cantor ou cantora está falando? Extra! Você pode ter sido enganado. São incontáveis os clássicos do pop que muitos pensam ser sobre "X", mas, na verdade, tratam de "Y" —seja pelo uso metáforas na letras em inglês ou simplesmente porque nunca ninguém se atinou a elas.

Veja abaixo dez casos de músicas mal interpretadas que provavelmente vão te surpreender.

'My Way' (Frank Sinatra)

É bem possível que você já tenha ido a uma cerimônia de casamento, daquelas mais pomposas, e tenha ouvido "My Way" lindamente interpretada por Frank Sinatra. Acontece que a letra escrita por Paul Anka a partir de "Comme d'habitude", a original em francês, fala sobre andar e viver sozinho. O que não tem nada a ver com um enlace amoroso, certo? Não por acaso, a música de conteúdo rebelde foi regravada por Sid Vicious, dos Sex Pistols.

E agora o fim está próximo
E então, encaro o último ato
Meu amigo, vou falar claro
Vou expor meu caso do qual estou certo
Tenho vivido uma vida completa
Tenho andado por todos os caminhos
E mais, muito mais que isso
Eu fiz isso do meu jeito

'Yesterday' (Beatles)

Outra música equivocadamente associada a casamentos —arremesse o primeiro violino Stradivarius se você já não a ouviu interpretada em cerimônias por um quarteto de cordas. Mas é só dar uma espiada na letra. A faixa de Paul McCartney claramente não tem nada a ver com união, mas com o trauma de uma separação.

Ontem todos os meus problemas pareciam tão distantes
Agora parece que eles vieram pra ficar
Oh, eu acredito no dia de ontem
(...)
Por que ela teve que ir eu não sei
Ela não disse
Eu disse algo de errado, agora sinto tanta falta
Do dia de ontem

'Imagine' (John Lennon)

Quantos liberais na economia —e conservadores ou não nos costumes— já não assobiaram este hino pacifista, inspirado nas atrocidades da Guerra do Vietnã? Mas o próprio John Lennon afirmou em entrevista que ela é "virtualmente o manifesto comunista", sendo aceita no mundo por ter uma melodia bonita. Não que ele não tivesse dado a deixa na letra.

Imagine que não existe propriedades
Será que você consegue?
Sem ganância ou fome
Uma fraternidade do Homem
Imagine todas as pessoas
Compartilhando o mundo inteiro

'Born in the U.S.A.' (Bruce Springsteen)

Nenhuma lista de músicas mal interpretadas estaria completa sem o hit de Bruce Springsteen. E ela confunde até americanos que enxergam no título e na levada energética um hino patriótico. Políticos já a usaram em campanhas. Mas a letra, escrita na primeira pessoa, nada mais é que uma crítica à maneira como os americanos tratavam veteranos do Vietnã, que normalmente conviviam com estigma e isolamento social.

Debaixo da sombra da prisão
Ou perto das chamas de gás da refinaria
Estou há 10 anos sem rumo
Nada para fazer, nenhum lugar para ir

'Hallelujah' (Leonard Cohen)

A música do compositor e poeta Leonard Cohen nos anos 1980 foi ressignificada por John Cale, Jeff Buckley e outros a partir da década de 1990, quando invadiu a cultura pop e passou a ser executada até em contexto religioso. Se o título, a cadência e referências das estrofes remetem ao sacro, evocando fé e espiritualidade, a letra questiona abertamente Deus e a religiosidade.

Você disse que eu usei o nome em vão
Mas eu nem mesmo sei o nome
Mas se eu disse, bem, o que isso significa para você?
Existe um raio de luz em cada palavra
E não importa qual dela você ouviu
A Hallelujah sagrada ou a partida

'Summer of '69' (Bryan Adams)

Para a maioria, Summer of ´69 é uma ode à juventude de Bryan Adams e à nostalgia adolescente. Mas, no ano em questão, ele era apenas uma criança de dez anos de idade. Então o que esta letra significa? Transas de verão. Isso mesmo. O próprio cantor já admitiu que o 69 do título possui conotação sexual. Sim, aquela que você está pensando.

Sentados na varanda da sua mãe
Você me disse que isso iria durar pra sempre
E quando segurei sua mão
Eu sabia que era agora ou nunca
Aqueles foram os melhores dias da minha vida

'Every Breath You Take' (The Police)

Uma das mais belas músicas do pop, que por anos passou como uma declaração de amor romântico, de um homem que não mede esforços para demonstrar o que sente. Mas você já leu a letra que Sting canta, que ele mesmo já definiu como "sinistra" e nada bonita? É praticamente o hino do stalker, o "melô" do violento, ciumento e possessivo.

Cada suspiro que você der
Cada movimento que você fizer
Cada laço que você quebrar
Cada passo que você der
Eu estarei te observando
(...)
Oh, você não enxerga?
Você pertence a mim
Como o meu pobre coração sofre
Com cada passo que você dá

'Total Eclipse of the Heart' (Bonnie Tyler)

"Total Eclipse" é uma música de amor, certo? De alguém que regurgita as memórias de um relacionamento e vive um luto afetivo? Não é isso. Não exatamente. Segundo o compositor Jim Steinman, parceiro de Meat Loaf, os protagonistas desse romance são nada menos que vampiros. O título original da música era Vampires in Love (Vampiros Apaixonados).

Vire-se
De vez em quando eu sei que não há ninguém no universo
Tão mágico e maravilhoso como você

'Like a Virgin' (Madonna)

Se pra você "Like a Virgin" é uma música sobre um encontro sexual de uma mulher que perde virgindade e é "tocada pela primeira vez", você provavelmente não a entendeu muito bem. Ela, na verdade, foi escrita por um homem, o compositor Billy Steinberg, que queria falar sobre o sentimento de "virgindade" que muitos sentem após iniciar um relacionamento, depois que o antigo chega ao fim.

Oh, o seu amor derreteu
Sim, seu amor derreteu
O frio e o medo

'Hotel California' (Eagles)

Há quem jure de pés juntos que "Hotel California" fala de um hotel satanista de beira de estrada e que o álbum homônimo dos Eagles traz mensagens illuminati escondidas na contracapa. Nada disso. O vocalista e baterista Don Henley explica no documentário History of the Eagles tratar-se de uma metáfora sobre autoconhecimento. Uma visão sombria do sonho americano. Simples assim.

Relaxe, disse o guarda
Nós somos programados para acolher
Você até pode registrar a saída quando quiser
Mas você nunca poderá partir!