Topo

Oscar: as categorias nunca aprovadas e outras que mereciam uma chance

Haters não querem que Coringa ganhe o Oscar por causa de polêmica com o diretor - Reprodução / Internet
Haters não querem que Coringa ganhe o Oscar por causa de polêmica com o diretor
Imagem: Reprodução / Internet

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

06/02/2020 04h00

A cada edição do Oscar, um antigo debate volta à tona: as 24 categorias existentes hoje são mesmo capazes de contemplar do que realmente é feito o cinema contemporâneo? Algumas deveriam morrer para outras existirem?

Ao longo das últimas nove décadas, diversas categorias nasceram e morreram, por diferentes motivos, da defasagem técnica a tendências dentro do cinema e da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood

Apenas para exemplificar, já tivemos prêmio de melhor "entretitulagem" —textos que apareciam entre as cenas do cinema mudo—, de melhor assistente de direção, de melhor diretor de comédia e até de melhor musical original, quando o formato viveu seu auge.

Outras apenas mudaram de nome ou simplesmente se fundiram a outras, como a de melhor diretor de dramas, que virou simplesmente de melhor diretor, e as várias categorias que premiavam curtas-metragens, antes dividida por duração e gênero.

Houve ainda propostas de categorias que até chegaram a ser discutidas pela cúpula da Academia de Hollywood, mas que nunca aprovadas, além de outras que, apesar de nunca terem sido apresentadas, certamente fariam sentido hoje em dia. Veja abaixo.

Vingadores: Ultimato e Frozen 2 ganham prêmios por inovação no cinema - Reprodução / Internet - Reprodução / Internet
Imagem de divulgação de Vingadores: Ultimato (2019)
Imagem: Reprodução / Internet

As quatro categorias que já foram propostas e acabaram rejeitadas

Melhor filme popular

Na última década, o Oscar viveu uma clara cisão, quando superproduções e filmes de super-heróis, que sofriam para conquistar espaço na premiação, passaram a monopolizar bilheterias. Com a queda da audiência, a Academia decidiu propor em 2018 a criação da categoria de melhor filme popular. As críticas vieram: diferenciar esse tipo de filme não seria uma forma de discriminá-los como "menores" ou "menos artísticos"? Um mês após o anúncio, o Oscar voltou atrás e, não por acaso, passou a incluir mais blockbusters entre os indicados.

Melhor elenco

Essa era a discussão em 1999. Afinal, definir um bom elenco é crucial para o sucesso ou naufrágio de um filme. Na época, existia a dúvida de quem deveria receber a estatueta: os atores, que criaram a química e a fizeram funcionar, ou os diretores de elenco, que escolheram a dedo os astros, muitas vezes com maestria. O conservadorismo falou mais alto e a ideia não vingou. Outras premiações, como a SAG Awards, promovida pelo Sindicato dos Atores, concedem esse prêmio. Em 2020, o vencedor foi o do sul-coreano Parasita.

Star Wars Logo - Divulgação - Divulgação
A clássico logo de Star Wars
Imagem: Divulgação

Melhor Design de Título

Designers são fundamentais no cinema, e isso inclui a arte gráfica. O que seria de Star Wars sem seu logo e sua icônica abertura, com o texto subindo na tela como se escalasse uma mesa de pinball? A proposta também foi discutida em 1999, mas terminou igualmente engavetada. Mesmo na época, a ideia soava antiga. Boa parte dos filmes já abria mão desse recurso gráfico. Essa categoria, no entanto, está presente de alguma forma no Emmy, que desde 1976 laureia aberturas de séries. Na televisão, a história é diferente.

Melhor dublê

Eles são heróis anônimos e arriscam a vida para conferir realismo a cenas perigosas. Alguns, inclusive, já morreram em trabalho. Você daria um Oscar aos dublês ou aos coordenadores de dublês do cinema? Jack Gill, veterano dublê de Hollywood, que atuou nas franquias Rambo e Velozes e Furiosos, empreendeu por anos, 1991 a 2012, uma campanha para atividade ser reconhecida. Não deu certo, mas, com o aumento do número de filmes de ação, a iniciativa não deixaria de ser razoável. Se efeitos visuais ganham Oscar...

Lady Bird - A Hora de Voar - Divulgação - Divulgação
Saoirse Ronan em Lady Bird - A Hora De Voar, estreia solo em longa-metragem da diretora Greta Gerwig
Imagem: Divulgação

Quatro categorias que mereciam existir

Melhor diretor(a) estreante

Não é fácil dar uma Orson Welles, que não apenas dirigiu um grande filme em sua estreia em longa-metragem, com Cidadão Kane (1941), mas mudou o curso do que conhecemos como cinema. Ainda que o caso dele seja uma exceção, é importante incentivar novos talentos. Eles são o futuro da sétima arte e geralmente trazem novas ideias, experimentam formatos. Além disso, na maioria das vezes, eles estão longe do radar de votantes da Academia, já que não dispõem da divulgação de cineastas consagrados.

Melhor trailer

Se o cinema é uma indústria, os trailers podem ser descritos como uma importante linha de produção. Eles já deixaram de ser só instrumento de divulgação e hoje evoluíram para uma linguagem própria, complexa, que influencia inclusive a forma como os filmes são feitos, A iniciativa seria também uma maneira de reconhecer artistas, muitos contratos exclusivamente com a missão de desenvolver trailers, de compositores a editores de som. Eles anabolizam estratégias de marketing, geram "buzz" e milhões de dólares com views na internet.
Cena da animação "Divertida Mente", da Pixar - Divulgação - Divulgação
Cena da animação Divertida Mente (2015), da Pixar
Imagem: Divulgação

Melhor dublagem

O que seria das animações, ou mesmo live-actions com personagens digitais, não fosse o trabalho de datores e diretores que se debruçam por dias para criar a melhor dublagem? Além de premiar atores famosos, esta categoria reconheceria outros profissionais desconhecidos que prestam excelentes serviços ao entretenimento. Exemplos: Frank Oz (o Yoda da trilogia clássica de Star Wars), Ben Kingsley (Archibald Snatcher em The Boxtrolls) e Phyllis Smith (a Tristeza de Divertida Mente), A Academia também poderia premiar vozes internacionais.

Melhor trilha sonora não original

Essa categoria já existe em premiações como o Grammy, e a Academia já homenageia a melhor música e a melhor trilha sonora original. Por que deveria existir? Apesar de não precisar tocar nenhum instrumento, os supervisores musicais são talentos renegados. Afinal, eles contam ou incrementam as histórias a partir de músicas pré-existentes, com toda a problemática envolvendo licenciamento. Isso também é uma arte. O que seria de Loucuras de Verão, Forrest Gump, Pulp Fiction, Maria Antonieta e Pantera Negra sem suas fantásticas trilhas recheadas de música pop?