Topo

Hassum volta em Minions 2 e rejeita ser só humorista: "Faço o que dá tesão"

O ator Leandro Hassum - Marcus Leoni/Folhapress
O ator Leandro Hassum Imagem: Marcus Leoni/Folhapress

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

05/02/2020 13h27

Leandro Hassum está de volta como Gru em "Minions 2", que teve o trailer lançado hoje (5) pela Universal Pictures. Pela quinta vez interpretando o vilão de coração mole no novo filme da franquia de "Meu Malvado Favorito", Hassum diz, em entrevista ao UOL, como amadureceu com o personagem e revela o maior desafio que teve que encarar como dublador do líder das criaturinhas amarelas que caíram no gosto do público ao redor do mundo.

"O meu maior desafio foi em 'Meu Malvado Favorito 3' em que dublo, também, o irmão do Gru. Era muito interessante interpretar comigo mesmo criando vozes diferentes e ao mesmo tempo criar uma familiaridade porque eram irmãos. O original, em inglês, faz esse sotaque meio russo, alemão, para o Gru e para o irmão, o Dru, uma coisa mais italiana. Tentei buscar a mesma coisa. Foi um grande desafio porque dublei os dois no mesmo dia. Precisa virar uma chave e é bem complicado", pontua.

Embora siga uma linha de interpretação, o humorista ressalta que consegue imprimir originalidade à dublagem brasileira ao destacar que o seu Gru tem uma musicalidade diferente. Ele explica: "Costumo brincar que algumas palavras não soam artificiais quando são faladas inglês. Por exemplo, o americano fala 'oh my God' com frequência e isso não soa canastrão como quando falamos 'oh meu Deus'. É melhor falar, 'caramba'. São essas adaptações que trazem originalidade para o personagem. E o Gru tem umas brincadeiras, uma malandragem que faz divertir o pai e a mãe, o adulto. São brincadeiras com trazem o registro do humor. Isso eu consegui fazer", afirma.

Hassum conta que percebe o êxito na pele do vilão quando se depara com a surpresa dos espectadores à descoberta de que é dele a voz do personagem.

Nem todo mundo sabe que eu sou o dublador do 'Meu Malvado Favorito'. Isso é muito interessante. As pessoas me perguntam. Tem várias amigas de amigas que colocam a minha voz na secretária eletrônica para os filhos imitando o Gru. Isso, sem dúvida, é um sinal de sucesso. Acho que deu certo

Leandro Hassum volta a dublar o vilão Gru em Minions 2 - Divulgação - Divulgação
Leandro Hassum volta a dublar o vilão Gru em "Minions 2"
Imagem: Divulgação

Hassum fora da caixinha

Leandro Hassum - Paula Magalhães/Divulgação - Paula Magalhães/Divulgação
Imagem: Paula Magalhães/Divulgação
O primeiro filme protagonizado pelos minions termina com uma rápida aparição de Gru, que surge ainda criança. A continuação contará o início da trajetória do personagem, que ainda na infância procura provar que é um super vilão. No trailer, ele aparece indo a uma entrevista ao lado de outros vilões consagrados, mas acaba sendo rejeitado por ser "muito novo" para o cargo. Ele então fará de tudo para provar que está à altura do Sexteto Perverso, um clã de seis megavilões nos quais Gru busca inspiração.

Hassum afirma que, assim como o vilão, também precisou provar o seu potencial como ator em diferentes momentos da carreira. Mas ele afirma que isso é uma maneira de superação pessoal: "Qual o nosso diferencial? Já tive que provar e aceitar desafios. Uma vez me falaram, 'precisamos de um substituto para uma peça para daqui a uma semana, você topa fazer?'".

Ele reconhece que é mais conhecido como humorista, mas se recusa a aceitar o rótulo de que apenas sabe fazer comédia.

"Nunca me coloquei numa caixa só. As pessoas é que te colocam. As pessoas falam que Hassum é comediante. Eu sou um ator que aceita papéis. Se surgir convite para fazer um psicopata e eu achar que vou fazer com a mesma alegria como faço personagem cômico não tenha dúvida de que eu vou aceitar. Eu aceito por projetos. E 90% dos trabalhos são de comédia porque eu gosto. Mas essa caixinha eu não quero. Hoje eu posso escolher o que vou fazer. E eu faço o que me dá mais tesão", garante.

Cena de "Minions 2" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação