Cinco tecnologias de Star Trek: Picard que gostaríamos de ver na vida real
Novidade no catálogo na Amazon Prime Video, a série Star Trek: Picard marca o retorno de uma franquias mais populares e longevas da ficção científica, agora centrada na figura do capitão Jean-Luc Picard (Patrick Stewart), almirante da USS Enterprise em Jornada nas Estrelas: A Nova Geração e que havia aparecido pela última vez no cinema, no longa Jornada nas Estrelas: Nêmesis, lançado no já longínquo 2002.
Com um episódio divulgado até o momento, a nova aventura se passa por volta do ano de 2400, num contexto em que o homem conseguiu frear —ao menos parcialmente as mudanças climáticas e possui novas preocupações. Uma delas é lidar com o avanço das novas tecnologias, que muitos gostariam de ver materializadas nos dias de hoje. Veja abaixo cinco delas, que poderiam facilitar e muito nosso dia a dia.
Carro voador
É um dos sonhos mais antigos da ficção científica o meio de locomoção básico de Star Trek: Picard. Carros voadores —e também os drones— estão em todos os lugares, especialmente nas cidades, onde chegam a formar congestionamentos no ar.
Replicador de comida
Geladeira é coisa do passado. Em 2040, no mundo imaginado por Star Trek, será possível acessar sua comida a partir de um dispositivo que materializa a comida a partir de um cardápio que você mesmo pré-define em uma tela, com opções de vinho tinto a milk shake de baunilha.
"Celular" que projetam "tela"
A série mostra um aparelho, semelhante a um celular, em que é possível fazer videochamadas por meio de uma tela finíssima projetada, uma espécie de holograma de alta definição e "touchscreen". Dê adeus aos teclados minúsculos dos celulares que atrapalham a digitação. Televisão, por sinal, não existe mais como a conhecemos, sendo substituídas por telas similares.
"Robô humanos"
Outro antigo desejo do ser humano, este mais polêmico e com implicações éticas e religiosas: produzir uma versão androide perfeita do ser humano, uma pessoa sintética de carne osso por dentro e por fora. Uma espécie de clone produzido em laboratório, mas a partir do nada". O que faríamos com eles é mais uma questão importante a ser discutida.
Teletransporte
Imagina viajar e se locomover abrindo mão de sua fisicalidade. Esta é uma das tecnologias mais amadas pelos seguidores de Star Trek, presente desde a série clássica dos anos 1960, e ela está de volta em Picard. O passeio é feito por uma funcionária do arquivo da Frota Estelar —parte dele quântico—, aparentemente não humana, para o deleite dos fãs.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.