Topo

Crise nas Infinitas Terras: O que você precisa saber antes do crossover

Imagem do crossover de Crise nas Infinitas Terras - Divulgação
Imagem do crossover de Crise nas Infinitas Terras Imagem: Divulgação

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

17/01/2020 04h00

A Crise nas Infinitas Terras, o mais novo crossover do Arrowverse, acabou de ter sua exibição concluída nos Estados Unidos —e, por aqui, ela começa neste domingo, no Warner Channel. Como sabemos que não é fácil acompanhar um especial que se espalha por cinco séries diferentes (Arrow, Flash, Supergirl, Batwoman e Legends of Tomorrow), listamos abaixo tudo o que você precisa lembrar antes de assistir aos novos episódios.

O que é a Crise nas Infinitas Terras?

Nos quadrinhos da DC, a Crise nas Infinitas Terras foi uma minissérie publicada em 12 edições, entre 1985 e 1986, que reuniu vários dos heróis da editora. Eles foram recrutados pelo Monitor para conter sua contraparte, o Anti-Monitor, decidido a destruir as várias terras que existem no multiverso. O evento terminou com um grande reboot nas histórias da DC.

A sinopse da Crise levada às telas no Arrowverse é basicamente a mesma, com os heróis agindo orientados pelo Monitor, que já havia aparecido no crossover de 2018, Elsewords.

O que tem de lembrar sobre Elsewords?

Monitor surgiu pela primeira vez testando mundos para uma crise iminente e, ao fim do crossover, alertou sobre os problemas que estavam por vir. Ele, ainda, fez um trato com Oliver Queen para poupar as vidas de Kara e Barry.

Quando surgiu a primeira menção à Crise nas séries?

O terreno para Crise nas Infinitas Terras estava sendo preparado desde 2014, quando o episódio piloto de Flash exibiu uma manchete dizendo que o herói desaparecia justamente em uma crise, durante o ano de 2024 (guarde essa informação).

Quais heróis estão em quais mundos, mesmo?

O Arqueiro Verde, Flash, Batwoman e o time de Legends of Tomorrow estão na Terra-1, enquanto Supergirl e Superman estão na Terra-38. Mas, ao longo das séries, o público teve a chance também de visitar a Terra-X e a Terra-2.

O que estava acontecendo antes do crossover?

Arrow: Ao fim da sétima temporada da série, Oliver Queen ouviu de Monitor que iria morrer durante a crise e que teria de deixar sua filha e sua mulher, Felicity, para trás, a fim de protegê-las. Na oitava temporada, que será a última da atração, o Arqueiro Verde foi incumbido de recrutar outros heróis através do multiverso e revisitou várias pessoas de seu passado. Também vimos Lyla Michael assumindo a identidade de Precursora/Harbinger.

Flash: Barry Allen e Iris descobriram que a data da Crise foi adiantada, passando de 2024 para 2019, e que a morte do Flash será necessária para impedir a destruição do multiverso.

Supergirl: O Monitor recuperou o corpo de Lex Luthor, morto ao fim da quarta temporada da série, e o ressuscitou. Aparentemente, o vilão terá um papel importante no desenrolar do evento.

Quem vai aparecer no crossover?

ATENÇÃO - Aqui há spoilers. Pare se não quiser saber.

Além dos elencos principais das séries que já conhecemos, veremos vários personagens que já passaram pelo universo DC.

A maior surpresa é a participação de Ezra Miller, o Flash dos cinemas, que foi mantida em segredo.

Tom Welling, o Superman de Smallville, vai reprisar o papel de Clark Kent ao lado de Erica Durance, a Lois Lane da produção; Brandon Routh, aliás, também surgirá como sua versão do Super-Homem.

Tom Ellis vai aparecer como Lucifer; e John Wesley Shipp, o Flash dos anos 1990, vai voltar ao papel - ele, vale lembrar, é o pai de Barry Allen no Arrowverse.

Como assistir ao crossover no Brasil?

Por aqui, o crossover será exibido no Warner Channel em dois domingos, 19 e 26 de janeiro, a partir das 22h25. Ele será exibido, no entanto, de forma desfalcada, sem o episódio de Batwoman, série que não vai ao ar por aqui. As temporadas anteriores das séries também estão disponíveis na Netflix.