Topo

Em 2019, EUA produziu mais de 500 séries pela 1ª vez na história

Steve Carell e Jennifer Aniston em The Morning Show  - Divulgação
Steve Carell e Jennifer Aniston em The Morning Show Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

09/01/2020 15h50

Resumo da notícia

  • Indústria televisiva dos EUA bateu a marca de 500 séries pela primeira vez em 2019
  • Com 532 temporadas lançadas, crescimento foi de 7%
  • Aquecimento da "guerra dos streamings" foi apontado como responsável pelo aumento

A indústria da TV norte-americana teve um ano recorde em 2019. De acordo com um levantamento da emissora a cabo FX, 532 novas temporadas de séries ficcionais (entre estreantes e veteranas) foram ao ar no ano passado.

O estudo, repercutido pelo THR, mostra um aumento de 7% em relação a 2018, quando o número de temporadas lançadas foi de 495.

Embora a FX não tenha divulgado detalhes do levantamento, a multiplicação de serviços de streaming em 2019 é apontada como a responsável pelo crescimento deste último ano. Apple TV+ e Disney+ fizeram suas estreias este ano, entre outros.

A FX e seu CEO, John Landgraf, são famosos por acompanhar o crescimento da "Peak TV", termo cunhado pelo próprio executivo para definir o boom de produções televisivas norte-americanas observado na última década.

"Visto que estamos só no começo da guerra pelo streaming, é possível que o número cresça de forma ainda mais acentuada em 2020. Para mim, isso é simplesmente loucura", comentou Landgraf em evento na tarde de hoje.

Este ano, a indústria americana verá a chegada de ainda mais serviços de streaming, como o HBO Max e o Peacock (da Universal).