Topo

#ReleaseTheJJCut: Como é a versão de Star Wars que os fãs estão pedindo

Rey, Poe e Finn em Star Wars - A Ascensão Skywalker - Divulgação
Rey, Poe e Finn em Star Wars - A Ascensão Skywalker Imagem: Divulgação

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

03/01/2020 13h54

Star Wars - A Ascensão Skywalker tem sido duramente criticado por fãs e jornalistas especializados desde sua estreia, no fim de dezembro. Agora, um movimento nas redes sociais, sob as tags #ReleaseTheJJCut e #ReleaseTheAbrasmCut (soltem os cortes de JJ, em tradução livre), pede que a Disney e a LucasFilm divulguem versão integral do diretor J.J. Abrams para o filme, em meio a rumores de que as empresas teriam interferido no longa e forçado o cineasta a cortar boa parte das cenas que havia idealizado.

A controvérsia nasceu no fórum Reddit, onde um usuário sob o nome de "egoshoppe" publicou ontem uma lista relatando as mudanças pelas quais A Ascensão Skywalker teria passado nas mãos da Disney. As informações viriam de uma fonte que trabalhou na produção e "quer que as pessoas saibam o quanto a Disney ferrou J.J. Abrams".

Segundo egoshoppe, o diretor não teve a liberdade criativa prometida pela Disney. Ele "ficou arrasado e foi pego de surpresa" com as mudanças feitas pela Disney, que incluíram cortes e regravações de passagens de áudio.

Vale notar que nem a Disney, nem a LucasFilm ou os demais envolvidos no Episódio IX de Star Wars se pronunciaram oficialmente sobre o suposto vazamento. O Reddit, porém, é bastante conhecido por servir de espaço para revelações sobre bastidores de filmes e séries. O final de Game of Thrones, por exemplo, havia sido detalhado por completo lá, semanas antes de ir ao ar.

Abaixo, vamos detalhar quais foram as principais mudanças em Ascensão Skywalker, de acordo com o informante. Algumas parecem ter acontecido ainda durante a etapa de roteiro, enquanto outras vieram na edição.

Prossiga com cuidado, pois há spoilers.

Poe e Finn seriam um casal

Finn (John Boyega) e Poe (Oscar Isaac) em "Star Wars: O Despertar da Força" - Divulgação - Divulgação
Finn (John Boyega) e Poe (Oscar Isaac) em "Star Wars: O Despertar da Força"
Imagem: Divulgação

Segundo egoshoppe, J.J. lutou para que o romance entre os personagens, um pedido de boa parte da base de fãs, fosse real. No entanto, ele encontrou resistência por parte dos executivos. O site We Got This Covered confirmou a informação com outras fontes, segundo as quais a presidente da LucasFilm, Kathellen Kennedy, descartou a ideia por receio de como isso afetaria o lançamento do filme em mercados internacionais. Havia o temor de que países como China e Rússia banissem o filme caso dois de seus protagonistas fossem abertamente homossexuais.

Em entrevista ao site IGN, Oscar Isaac também culpou a Disney pela ausência do romance entre Poe e Finn. O ator disse que insistiu para que os personagens se envolvessem. "Mas os soberanos da Disney não estavam prontos para isso", acrescentou. No fim das contas, Poe ganhou um passado romântico personificado em Zorii Bliss, personagem de Keri Russell.

Fantasmas da Força voltariam

A cena em que Rey busca apoio nos antigos Jedi para derrotar o Imperador Palpatine traz as vozes de vários deles, incluindo Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor), Mace Windu (Samuel L. Jackson) e Anakin Skywalker (Hayden Christensen). A ideia original de J.J., no entanto, era trazer os personagens de volta como fantasmas da Força. Os intérpretes dos três personagens citados, inclusive, teriam ido aos estúdios para gravar com o figurino. "Rey deveria estar cercada por fantasmas da Força que serviriam como uma barreira entre ela e os Sith", escreveu egoshoppe.

Rey e Kylo teriam suas jornadas mais exploradas (e não se beijariam)

Rey e Kylo Ren no trailer de Star Wars - A Ascensão Skywalker  - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Rey e Kylo Ren em cena de A Ascensão Skywalker
Imagem: Reprodução/YouTube

As jornadas de Rey e Kylo, em lados opostos da Força, foram o grande motor da nova trilogia. E, se dependesse de J.J., os arcos de ambos teriam sido desenvolvidos com menos pressa em Ascensão Skywalker. "Havia várias cenas em que Rey e Kylo, separadamente, refletiam para compreender com o que estavam lidando. Ela iria perceber que havia algo sinistro em seu passado, e ele iria lidar com arrependimento e remorso, mas tentaria afastar esses sentimentos", escreveu egoshoppe. "As cenas de Kylo eram especialmente incrível por causa da performance de Adam Driver. Dava muito mais contexto e um significado mais profundo à batalha dele com Rey e sua redenção ao fim. Não acontecia tão repentinamente".

O informante ainda acrescentou que a cena final de Rey e Kylo, na qual ele morre, seria 4 minutos mais longa e teria mais diálogos. J.J. também teria sido contra o beijo "Reylo". "Foi uma tentativa de Disney de agradar aos dois lados do fandom", escreveu.

Aparição de Han Solo seria explicada

No caminho para sua redenção, Kylo tem uma visão com seu pai, Han Solo, a quem matou em O Despertar da Força. Na ideia original, porém, a aparição de Han seria fruto de um esforço de Leia, que usou suas próprias memórias, e as do filho, para criar uma "manifestação física" do contrabandista e levar Kylo a fazer o que era necessário. O processo, no entanto, só aconteceria com sua morte - e nada disso ficou claro na versão que chegou aos cinemas.

Rose Tico teria mais tempo em cena

A personagem de Kelly Marie Tran, que foi criticada por uma parcela raivosa de fãs após surgir em Os Últimos Jedi, teria, originalmente, mais tempo em cena. Ela interagia com Rey logo na cena que seria a abertura do filme, durante o treinamento da protagonista - e ainda apareceria com ela em outras quatro cenas, que foram cortadas. A explicação? A Disney teria achado "arriscado" dar espaço a Rose após a reação ao Episódio 8.

O filme teria 3h de duração

O corte que J.J. apresentou à Disney em novembro teria 03h02 de duração. Depois, ele teria "hesitantemente" concordado com um corte de 2h37. O corte que chegou aos cinemas, porém, é extremamente mais curto, com 2h22. A versão original, com 3 horas, ainda existe, seguindo egoshoppe, mas não deve ver a luz do dia a menos que seja vazada.

Você pode conferir todo o vazamento aqui.