Topo

Os filmes de Natal que moram no coração: redação do UOL escolhe favoritos

Chevy Chase em Férias Frustradas de Natal (1989) - Divulgação
Chevy Chase em Férias Frustradas de Natal (1989) Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

23/12/2019 04h00

Natal é sinônimo de festa, de parente vestido de Papai Noel, de uva passa espalhada pela ceia e de tios que muitas vezes você não faz questão alguma de rever. Mas fim de ano também tem coisas boas, e uma delas é o cinema. Nesses tempos, a TV e cada vez mais o streaming são tomados por filmes natalinos, novos e clássicos, bons e ruins, e quase todo mundo tem um que mora no lado esquerdo do peito, perto da lareira e dos pés de meias pendurados nela.

Com jornalistas não é diferente. Veja abaixo os filmes de Natal favoritos da esquipe do UOL Entretenimento.

Férias Frustradas de Natal (1989)

O gato de estimação eletrocutado após mexer nos fios da árvore. Um esquilo frenético invade a sala da casa e causa a maior confusão. O primo indesejado chega de mala e cuia trazendo sua insuportável família. Ligada na base da cambiarra, a iluminação externa se recusa a funcionar. O bônus de Natal da empresa simplesmente não chega. A lei de Murphy é a lei deste clássico estrelado por Chevy Chase, Beverly D'Angelo e grande elenco, terceiro capítulo da franquia criada pelo diretor, produtor e rei da comédia John Hughes. Mais que isso: a comédia sintetizar a bagunça que conhecemos como Brasil, transportada para o inverno americano. Inesquecível. (Leonardo Rodrigues)

Onde assistir Vivo Play, Telecine Play, Now, Apple iTunes, Google Play, entre outros.

Chevy Chase e Beverly D'Angelo em cena de "Férias Frustradas de Natal" (1989) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Um Duende em Nova York (2003)

Dirigido por Jon Favreau —anos luz antes de ele se tornar um dos caras mais importantes da Disney—, o filme de 2003 tem Will Ferrell, James Caan e Zoeey Deschanel. Assista de coração aberto sabendo que se trata de uma comédia escrachada com uma premissa bizarra: Buddy (Ferrell) é um duende da oficina do Papai Noel que descobre ser adotado. Ele então viaja para Nova York atrás de seu pai biológico (James Caan), justamente um senhor um pouco rabugento que está fora da lista do Papai Noel. Deixe-se levar por 97 minutos pelo surreal Buddy como duende em Nova York em um roteiro ingênuo e engraçado. (Osmar Portilho)

Onde assistir YouTube, Google Play, Apple iTunes.

Cena de Um Duende em Nova York (2003) - Reprodução - Reprodução
Cena de Um Duende em Nova York (2003)
Imagem: Reprodução

O Estranho Mundo de Jack (1993)

Por muito tempo, o filme sobre Jack Skellington, criatura que se cansava de assustar pessoas no Halloween e resolvia sequestrar o Papai Noel para fazer seu próprio Natal, era o que eu mais pedia para assistir, o que deve ter deixado meus pais à beira da loucura. O visual meio assustador, meio fofo da história escrita e produzida por Tim Burton é de encantar crianças de qualquer idade, assim como suas músicas —desafio você a não ficar com a letra de Isto é Halloween grudada na cabeça. Tudo termina, claro, com uma mensagem especial sobre a data. (Beatriz Amendola)

Onde assistir Vivo Play, Claro Video, Google Play, Now.

Cena de "O Estranho Mundo de Jack" - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Esqueceram de Mim (1990)

Não existe a menor chance de uma véspera de Natal acontecer e um ser humano conseguir ficar sem assistir Esqueceram de Mim. É um filme que deveria fazer parte da formação de caráter de todas as pessoas no mundo. "Fique com o troco, seu animal" é uma frase inesquecível. Apesar do susto de ficar sozinho sem os pais no Natal, toda criança sonhou um dia ser Kevin Mccallister e se defender de bandidos tocando o terror na própria casa. (Leandro Carneiro)

Onde assistir Vivo Play, Looke, Apple iTunes, Microsoft Store.

Esqueceram de Mim - Foto 1 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Aconteceu no Natal do Mickey (1999)

Sim, é um desenho, da Disney. Pode parecer um pouco antiquado, cafona, mas existe uma nostalgia especial aqui. Lembro de assitir com minha irmã em todos os natais da infância (tínhamos o VHS). O filme é um emaranhado de histórias, que focam em diferentes personagens e falam sobre a união da família e amigos. Acho que isso é o que mais me toca, além de ter o amor Disney envolvido. A ideia de que o Natal tem a magia de unir e resolver problemas. E não existe sensação melhor do que lembrar daqueles dias, na casa da minha avó, quando ficávamos ansiosos para sentar à mesa e celebrar juntos. (Guilherme Machado)

Onde assistir Vivo Play, Google Play, Claro Video, Apple iTunes.

Aconteceu no Natal do Mickey (1999) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Shazam! (2019)

Não se engane pensando que Shazam! é só mais um filme de super-herói cheio de cenas de ação sem contexto. Em pleno 2019, o personagem crianção de Zachary Levi me fez resgatar as memórias afetivas da infância com sua ingenuidade e lições de afeto. O Natal serve de pano de fundo para as aventuras e trapalhadas do herói criança num corpo de adulto, mas faz todo sentido que o filme se passe nessa época do ano quando entendemos a mensagem final —que tem tudo a ver com família. É um clássico da Sessão da Tarde modernizado. Tem até uma homenagem à cena do piano de Quero Ser Grande (1988). (Renata Nogueira)

Onde assistir Net Now, Looke, Google Play, Microsoft Store,

Diretor de Shazam! revela erro que ninguém percebeu -  -

Simplesmente Amor (2003)

"Então, qual é o problema, Samuel?", pergunta o pai, preocupado com o menino, aparentemente abatido. "Você quer mesmo saber? Mesmo que não possa fazer absolutamente nada para ajudar?", responde o filho. O pai confirma, e ele decide contar o motivo de tanta amargura: "Bem? A verdade é que estou apaixonado". O pai sorri. "Ora, estou meio aliviado. Achei que fosse algo pior." A criança faz cara de indignação e dispara: "Pior do que a agonia de estar apaixonado?".

A cena, interpretada por Liam Neeson e Thomas Brodie-Sangster, traduz muito do que é o filme Simplesmente Amor (2003), uma coletânea de histórias de amor (e desamor) em plena época de Natal, na Inglaterra.

Indicado a dois Globos de Ouro, por melhor filme de comédia ou musical e melhor roteiro, o longa mostra amigos que se apaixonam pela mesma mulher, a esposa que descobre a traição do marido com a secretária, o homem traído que encontra uma nova paixão e o garoto que cai de amores pela menina mais popular da escola, entre várias outras histórias tão corriqueiras quanto encantadoras, com as quais é impossível não se identificar.

Escrito e dirigido por Richard Curtis, roteirista de pérolas do gênero como Quatro Casamentos e um Funeral (1994) e Um Lugar Chamado Notting Hill (1999), o filme tem um elenco estelar —com Colin Firth, Emma Thompson, Keira Knightley, Hugh Grant e até Rodrigo Santoro— e uma trilha sonora que vai de Joni Mitchell a Beach Boys. É de morrer de amor (e desamor). (Débora Miranda)

A jornalista fez questão de frisar, em off, o quanto este filme é especial para ela, por isso o tamanho do texto.

Onde assistir Vivo Play, Amazon Prime Video, Netflix, Google Play, Microsoft Store.

Cena de Simplesmente Amor - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Esqueceram de Mim 2 (1992)

O que parecia inevitável aconteceu mais uma vez. Kevin foi deixado para trás em Esqueceram de Mim 2 e pegou um voo errado direto para Nova York em plena época de Natal. É claro que no início era tudo diversão, mas só até ele dar de cara com os mesmos bandidos com que havia lidado no ano anterior.

O filme cativa a minha atenção desde a infância pelo pacote completo: música, correria no hotel e encontro com a mulher dos pombos. Esqueceram de Mim me encanta de tal forma que neste ano o personagem de Macaulay Culkin serviu de inspiração para eu escolher o nome do meu gato, que foi "esquecido" com os irmãos em uma caixa de papelão no meio da rua. Meu peludo Kevin também é bagunceiro e independente como o menino loirinho e sem dúvida é o milagre de Natal que aconteceu comigo neste ano. (Felipe Pinheiro)

Onde assistir Vivo Play, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store, Looke.

Cena de Equeceram de Mim 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução