Topo

Fernando Meirelles diz que Jair Bolsonaro é um "tremendo idiota"

O cineasta brasileiro Fernando Meirelles - Mathilde Missioneiro/Folhapress
O cineasta brasileiro Fernando Meirelles Imagem: Mathilde Missioneiro/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

05/12/2019 13h07

Diretor de alguns sucessos de cinema, entre eles o mais recente Dois Papas, que estreia hoje, o cineasta brasileiro Fernando Meirelles foi direto ao ponto ao falar sobre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido): "Nós temos um presidente no Brasil que é um tremendo idiota", ele afirmou ao site Deadline.

Meirelles citou o presidente quando falava sobre o seu mais novo trabalho e o quanto achava que o filme é relevante para os tempos atuais. "Famílias estão se separando por causa desse cara. Isso é realmente estúpido, e ninguém fala com o outro. Então, a tolerância se torna algo realmente raro no meu país", ele disse.

"Eu estou muito sensível. É uma grande questão para mim, e eu acho que é uma das principais coisas no filme de que eu gosto muito", afirmou.

Dois Papas conta a história sobre a relação entre Jorge Bergoglio, o papa Francisco, e Bento 16, seu antecessor no Vaticano, momentos antes de o primeiro assumir a Igreja Católica e o segundo deixá-la.

Dois Papas - Divulgação - Divulgação
Anthony Hopkins (à esquerda) e Jonathan Pryce em Dois Papas
Imagem: Divulgação

O diretor conta que o desafio foi fazer a história o mais cinematográfica possível, usando duas técnicas de estilo. As cenas envolvendo o papa Bento 16 e o futuro papa Francisco tinham a câmera mais parada. Os momentos de flashback na Argentina, país natal de Francisco, tiveram um trabalho mais manual e de um jeito mais sombrio, como no filme Cidade de Deus.

"Eu percebi que seriam dois homens conversando [no filme]. Como mantemos o interesse? Eu vejo os filmes que faço como se fossem seres vivos. Eles começam com alguma coisa, mas no final, você não tem muita certeza como vão terminar", disse Meirelles.

"É como se tivesse sua própria voz. Eu amo isso. Eu realmente deixo acontecer. Eu adoro ver para onde o filme vai querer ir", afirmou.