Topo

Filmes e séries


Produtor queria Julia Roberts como ativista negra Harriet Tubman em filme

A atriz Julia Roberts - AP
A atriz Julia Roberts Imagem: AP

Do UOL, em São Paulo

20/11/2019 08h53

Resumo da notícia

  • Roteirista da biografia Harriet contou que produtor sugeriu Julia Roberts para papel
  • Harriet Tubman foi uma mulher negra que fugiu da escravidão e ajudou a resgatar outros escravos
  • "Faz muito tempo, ninguém vai notar a diferença", disse executivo sobre discrepância étnica

Um executivo de Hollywood tentou escalar Julia Roberts para interpretar a ativista negra Harriet Tubman no cinema. O roteirista Gregory Allen Howard, que escreveu a biografia Harriet, contou em um evento recente (via CNN) que demorou 26 anos para financiar o seu projeto.

"Eu queria transformar a vida de Harriet Tubman, que eu estudei na faculdade, em um filme de ação e aventura. O clima em Hollywood era bem diferente naquela época, no entanto", admitiu ele.

A ativista Harriet Tubman - Biblioteca do Congresso/Reuters
A ativista Harriet Tubman
Imagem: Biblioteca do Congresso/Reuters

"Um chefe de estúdio me disse em uma reunião: 'Achamos que o roteiro é fantástico. Vamos chamar Julia Roberts para interpretar Harriet Tubman'", lembrou ainda.

Howard ainda contou que um outro produtor, que estava na reunião, chegou a apontar que Roberts era banca, e Tubman negra. "O chefe do estúdio disse: 'Isso faz muito tempo. Ninguém vai notar a diferença'", disse.

O roteirista só conseguiu produzir o filme da forma que queria este ano, com a atriz britânica (e negra) Cynthia Erivo no papel principal. Harriet chega aos cinemas brasileiros em fevereiro de 2020.

Tubman é uma figura quase mitológica na história norte-americana. Nascida escrava, ela escapou e se tornou organizadora de missões de resgate, salvando aproximadamente 70 pessoas da escravidão.

Filmes e séries