Topo

Diretor de Parasita diz que admira Scorsese, mas elogia filmes da Marvel

Bong Joon-Ho posa com a Palma de Ouro em Cannes - John Phillips/Getty Image
Bong Joon-Ho posa com a Palma de Ouro em Cannes Imagem: John Phillips/Getty Image

Do UOL, em São Paulo

19/11/2019 13h50

Resumo da notícia

  • Bong Joon Ho, vencedor da Palma de Ouro por Parasita, entrou em polêmica sobre filmes da Marvel
  • Ele diz que respeita muito Scorsese e Copppola, e estudou seus filmes na juventude
  • Cineasta elogiou por nome Guardiões da Galáxia, Logan e Capitão América: O Soldado Invernal

Bong Joon Ho, o veterano diretor sul-coreano que tem provocado frisson com o seu filme Parasita, entrou no debate sobre os filmes da Marvel. Seu longa venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes 2019, e é considerado um dos favoritos ao Oscar 2020.

Perguntado sobre declarações de Martin Scorsese e Francis Ford Coppola criticando os longas da empresa e blockbusters similares, o cineasta comentou que tem "enorme respeito" pelos dois diretores, mas elogiou três títulos da Marvel.

"Eu cresci estudando os filmes deles [Scorsese e Coppola]. Eu entendo completamente o comentário deles, e respeito as suas opiniões. Por outro lado, se eu penso nos filmes individualmente, eu adorei Guardiões da Galáxia, Logan e Capitão América: O Soldado Invernal. Há ótimos momentos cinematográficos nestes filmes", disse.

O coreano ainda contou que só não dirigiria um filme da Marvel por um motivo. "Tenho um problema pessoal com isso. Eu respeito a criatividade desses filmes, mas, na vida real e no cinema, não consigo suportar quando as pessoas usam roupas muito justas", brincou.

"Eu nunca usaria algo assim [como os uniformes dos super-heróis], e ver alguém usando é estressante para mim. Eu não sei para onde olhar, e me sinto sufocado. É por isso que eu nunca posso dirigir um filme de super-heróis", disse.

"Não que alguém vá me oferecer algum! Se criarem um super-herói com roupas bem folgadas, eu poderia tentar", riu ainda.