Topo

Coppola diz que foi mal interpretado quando chamou Marvel de "desprezível"

12.dez.2015 - O cineasta Francis Ford Coppola, durante o encerramento do Festival Internacional de Cinema de Marrakech - Abdeljalil Bounhar/AFP
12.dez.2015 - O cineasta Francis Ford Coppola, durante o encerramento do Festival Internacional de Cinema de Marrakech Imagem: Abdeljalil Bounhar/AFP

Do UOL, em São Paulo

29/10/2019 15h08

Francis Ford Coppola sentiu que foi mal interpretado quando deu uma declaração em apoio ao colega Martin Scorsese e suas críticas aos filmes de super-heróis, especificamente à franquia do Universo Cinematográfico Marvel.

Segundo Coppola, ao contrário do que foi reportado pela imprensa internacional, ele não considera os filmes da Marvel "desprezíveis". O diretor de clássicos como O Poderoso Chefão e Apocalypse Now esclareceu que o que considera "desprezível" é a forma como estúdios investem dinheiro em sequências e franquias.

"Pessoalmente, eu não gosto da ideia de franquias, da noção que você pode repetir o mesmo filme várias vezes, para ter algum ganho financeiro — em outras palavras, é uma abordagem de fórmula", comentou em nova entrevista ao Deadline.

"Eu sinto que esse tipo de abordagem é escolhida para reduzir o risco financeiro dos filmes, mas acho que o fator do risco é um dos elementos que fazem filmes ser tão bons, às vezes", continuou.

"Além disso, os filmes feitos com uma fórmula atraem a maior parte dos recursos financeiros para si, o que deixa muito pouco para produções mais ousadas, reduzindo a diversidade", se queixou ainda o cineasta.

"Em algumas formas, eu acho que o cinema é como a comida: certamente você pode adicionar coisas que a tornam tentadora, saborosa e divertida, mas ela também precisa ser nutritiva para se qualificar como comida de verdade", completou.