Topo

Filmes e séries


Spike Lee questiona: "Quem mandou matar Marielle Franco?"

Charles Sykes/AP
Imagem: Charles Sykes/AP

Colaboração para o UOL

18/11/2019 11h46

Resumo da notícia

  • Spike Lee gravou um vídeo perguntando quem mandou matar Marielle Franco
  • A declaração foi dada após uma sessão do documentário Democracia em Vertigem
  • Marielle e o motorista Anderson Gomes foram assassinados em 14 de março de 2018

O diretor Spike Lee (Infiltrado na Klan) pede explicações sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco. Depois de participar de uma sessão do documentário Democracia em Vertigem, da brasileira Petra Costa, no Museu de Arte Moderna, em Nova Iorque, ele gravou um vídeo com esse questionamento.

As imagens tomaram conta das redes sociais e ganharam um destaque a mais pela presença do norte-americano. "O mundo quer saber, quem mandou matar Marielle Franco?", pergunta Spike Lee no vídeo.

Marielle Franco foi assassinada a tiros em 14 de março de 2018, quando voltava de uma palestra no Rio de Janeiro. Além dela, o motorista Anderson Gomes também morreu e a assessora da vereadora sofreu alguns ferimentos.

O caso já completou um ano, mas ainda não foi revelado o motivo da morte e nem quem foi o mandante. Nas redes sociais circulam campanhas sobre quem mandou matar Marielle.

Spike Lee mostrou seu apoio a causa e também contou o que achou do filme de Petra Costa. "Esse filme nos dá outro olhar sobre a escalada do fascismo. Não é só aqui, é global", afirmou.


Filmes e séries