Disney+ coloca aviso sobre preconceito em obras exibidas no streaming
A Disney+, plataforma de streaming do conglomerado norte-americano, que estreou nesta semana em três países, está colocando anúncios sobre o teor preconceituoso de algumas produções clássicas exibidas pela empresa.
Em algumas animações, como Dumbo e A Dama e o Vagabundo, há a seguinte mensagem na descrição das ficções: "Este programa é apresentado como criado originalmente. Ele pode conter representações culturais desatualizadas".
No caso de Dumbo, trata-se do momento em que o elefante acaba encontrando um grupo de corvos que é liderado por um personagem denominado Jim.
O nome Jim Crow, no entanto, é emprestado de um popular personagem do século 19 usado para fazer piadas sobre pessoas negras de cunho racista.
Já em A Dama e o Vagabundo, são mostrados gatos siameses que atormentam a cachorra Dama, protagonista do filme, após serem levados para a casa da família com quem ela vive.
A música criada pelos gatos é considerada por muitos um retrato problemático da cultura asiática.
O que tem no Disney+?
Em seu primeiro ano de funcionamento, o Disney+ passa a ser o lar das produções feitas sob as maiores marcas da Disney — Marvel Studios, LucasFilm, Pixar e National Geographic —, bem como o das produções clássicas da empresa, onde se encaixam as animações e filmes como Mary Poppins e Abracadabra. É lá, ainda, onde você poderá assistir às 30 temporadas de Os Simpsons, uma das grandes marcas da Fox.
A plataforma ainda tem vários conteúdos originais, incluindo uma continuação de High School Musical, várias séries do Universo Cinematográfico da Marvel e outras do universo Star Wars, incluindo The Mandalorian e uma atração centrada em Obi Wan Kenobi, com Ewan McGregor retornando ao papel do mestre jedi.
Vou conseguir ver as séries originais Disney+ por aqui antes disso?
Não. Até o momento, a Disney não fechou acordos de licenciamento para as séries originais Disney+.
E as outras produções da Disney, como vou ver?
Outros filmes e séries da Disney serão disponibilizados no país por meio de um acordo com o Amazon Prime Video, que se estenderá até setembro de 2020. Por meio dele, o público poderá assistir produções como Capitã Marvel, Vingadores: Ultimato, How I Met Your Mother e The Walking Dead.
Quanto o Disney+ vai custar aqui no Brasil?
Ainda não sabemos. Nos Estados Unidos, no entanto, o serviço custará US$ 6,99. Para efeitos de comparação, o plano mais barato da Netflix no país custa US$ 8,99.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.