Topo

Geek


Disney+ coloca aviso sobre preconceito em obras exibidas no streaming

The Walt Disney Company/Image Group LA via Getty Images
Imagem: The Walt Disney Company/Image Group LA via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

14/11/2019 15h03

A Disney+, plataforma de streaming do conglomerado norte-americano, que estreou nesta semana em três países, está colocando anúncios sobre o teor preconceituoso de algumas produções clássicas exibidas pela empresa.

Em algumas animações, como Dumbo e A Dama e o Vagabundo, há a seguinte mensagem na descrição das ficções: "Este programa é apresentado como criado originalmente. Ele pode conter representações culturais desatualizadas".

No caso de Dumbo, trata-se do momento em que o elefante acaba encontrando um grupo de corvos que é liderado por um personagem denominado Jim.

O nome Jim Crow, no entanto, é emprestado de um popular personagem do século 19 usado para fazer piadas sobre pessoas negras de cunho racista.

Já em A Dama e o Vagabundo, são mostrados gatos siameses que atormentam a cachorra Dama, protagonista do filme, após serem levados para a casa da família com quem ela vive.

A música criada pelos gatos é considerada por muitos um retrato problemático da cultura asiática.

O que tem no Disney+?

Em seu primeiro ano de funcionamento, o Disney+ passa a ser o lar das produções feitas sob as maiores marcas da Disney — Marvel Studios, LucasFilm, Pixar e National Geographic —, bem como o das produções clássicas da empresa, onde se encaixam as animações e filmes como Mary Poppins e Abracadabra. É lá, ainda, onde você poderá assistir às 30 temporadas de Os Simpsons, uma das grandes marcas da Fox.

A plataforma ainda tem vários conteúdos originais, incluindo uma continuação de High School Musical, várias séries do Universo Cinematográfico da Marvel e outras do universo Star Wars, incluindo The Mandalorian e uma atração centrada em Obi Wan Kenobi, com Ewan McGregor retornando ao papel do mestre jedi.

Vou conseguir ver as séries originais Disney+ por aqui antes disso?

Não. Até o momento, a Disney não fechou acordos de licenciamento para as séries originais Disney+.

E as outras produções da Disney, como vou ver?

Outros filmes e séries da Disney serão disponibilizados no país por meio de um acordo com o Amazon Prime Video, que se estenderá até setembro de 2020. Por meio dele, o público poderá assistir produções como Capitã Marvel, Vingadores: Ultimato, How I Met Your Mother e The Walking Dead.

Quanto o Disney+ vai custar aqui no Brasil?

Ainda não sabemos. Nos Estados Unidos, no entanto, o serviço custará US$ 6,99. Para efeitos de comparação, o plano mais barato da Netflix no país custa US$ 8,99.

Geek