Topo

Ministro do Turismo diz que vai administrar Cultura com "emprego e renda"

Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo -
Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo

Do UOL, em São Paulo

07/11/2019 12h37

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, divulgou comunicado nesta quarta-feira após a divulgação de reportagens sobre a transferência da Secretaria de Cultura da pasta de Cidades para a sua pasta, publicada hoje no Diário Oficial da União e assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). De acordo com o ministro, o segmento da Cultura será administrado por ele com "resultado no fortalecimento da economia nacional, sobretudo com a geração de emprego e renda para os brasileiros".

A decisão do governo federal de mudar o órgão de um ministério para o outro provocou críticas nas redes sociais, como a do secretário de Cultura de São Paulo, Alê Youssef, e a do deputado federal Alexandre Frota, que deixou recentemente o PSL pelo PSDB.

Álvaro Antônio foi denunciado pelo Ministério Público Federal e é investigado por suspeita de envolvimento em esquema de candidaturas laranjas do PSL.

Ontem, o então secretário especial da Cultura, o economista Ricardo Braga, foi exonerado do cargo para assumir um novo posto no governo. Ele atuará no Ministério da Educação como secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), no lugar de Ataide Alves. A mudança consta de decreto e portarias publicadas no Diário Oficial da União de ontem.

Leia a íntegra da nota do ministro:

Nota do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio

"Recebemos a incorporação da Secretaria Especial da Cultura ao MTur com muita responsabilidade e compromisso. Projetos importantes para o Brasil já vinham sendo desenvolvidos em parceria pelas duas pastas, que possuem objetivos sinérgicos e naturalmente integrados, pois o Brasil é o 9º país do mundo em atrativos culturais para turistas.

O Ministério do Turismo vem alcançando nesses 10 meses de gestão importantes resultados. Entre vários outros, mais de 25 mil novos postos de trabalhos foram gerados no mês de julho. O crescimento de 3,2% das atividades turísticas no Brasil de janeiro a julho deste ano — índice maior que a média alcançada por outros setores. E o aumento em 43,4% nos gastos de turistas estrangeiros no país após a isenção de vistos para países estratégicos, o melhor resultado dos últimos 16 anos.

Nosso trabalho tem resultado no fortalecimento da economia nacional, sobretudo com a geração de emprego e renda para os brasileiros. E é com esse mesmo sentimento que iremos administrar o segmento da cultura.

Agora, sob nossa total responsabilidade e controle, poderemos impulsionar o acesso à cultura e ao turismo por meio de ações conjuntas, com ganho de eficiência — bandeira sempre defendida pelo governo do presidente Jair Bolsonaro."