Topo

Morre cantor e compositor Walter Franco aos 74 anos

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

24/10/2019 08h19

O cantor e compositor Walter Franco morreu na madrugada de hoje aos 74 anos em São Paulo. A informação foi publicada no perfil oficial do cantor no Facebook.

Em contato com o UOL, o filho do cantor, Diogo, disse que o pai sofreu um AVC no começo do mês e estava passando por tratamento paliativo.

"Ele teve um AVC hemorrágico numa área do cérebro sensível há 15 dias. Foi constatado como irreversível. Diante do acontecido, não tomou consciência, seguiu como se tivesse dormindo, com tratamento paliativo. Hoje por volta das 0h, 0h15, respiração ficou mais fraca e ele se foi tranquilamente", contou.

O velório será realizado das 8h30 às 19h de hoje na Funeral Home, em São Paulo. Na sequência será levado para cerimônia de cremação no Crematório da Vila Alpina.

Nascido em São Paulo no dia 6 de janeiro de 1945, Walter Franco formou-se pela Escola de Arte Dramática e começou a carreira compondo trilhas para espetáculos teatrais como os "Os Olhos Vazados", dirigido por Emílio de Biasi.

Considerado um músico de vanguarda, o músico ganhou notoriedade durante a era dos festivais. A primeira canção a ser apresentada foi "Não se Queima um Sonho", interpretada por Geraldo Vandré.

Outro momento marcante do início de carreira do compositor foi a apresentação da música "Cabeça", de sua autoria, no Festival Internacional da Canção de 1972, de Rede Globo.

O álbum mais conhecido da carreira de Walter Franco foi "Revolver", lançado em 1976. O disco tem um acento instrumental mais próximo ao rock, com guitarras e efeitos de estúdio muito elaborados.

Ele ainda gravou os álbuns "Ou Não" (1973), "Respire Fundo" (1978), "Vela Aberta" (1979), Walter Franco (1982) e Tutano (2001).

Entre suas músicas mais conhecidas estão "Coração tranquilo", "Vela aberta" "Serra do luar", "Feito gente" e "Canalha".