Topo

Playlist: o synthwave que Edu Falaschi não consegue parar de ouvir

O cantor Edu Falaschi  - Divulgação
O cantor Edu Falaschi Imagem: Divulgação

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

18/10/2019 04h00

Conhecido pelo trabalho com Angra, Almah e hoje em carreira solo, Edu Falaschi é um dos principais vocalista do som pesado brasileiro, referência no power metal e parceiro do maestro João Carlos Martins. Mas ele também ama outros estilos, como o synthwave e sua avalanche de sintetizadores.

O vocalista estreia a série "Playlist" do UOL, em que, todas as sextas-feiras, personalidades compartilham o que andam ouvindo e comentam por que essas músicas não saem de sua cabeça (veja abaixo). No caso de Edu, os "vermes de ouvido" respondem principalmente pela cantora alemã Nina e pelo duo americano The Midnight.

"Eles são incríveis", conta ao UOL o músico. "Desenvolvi esse gosto por synthwave por amar músicas dos anos 80. O estilo daquela época tinha muito a característica de explorar harmonias, melodias e letras com alta carga emocional e melancólica. Gosto muito de teclados e sempre fui muito fã de sintetizadores, desde as trilhas dos filmes de ação."

"Quando descobri que hoje existe esse movimento, com artistas jovens, na casa dos 20, fazendo música como estivessem nos anos 1980, achei muito legal. A maioria das bandas de metal hoje perdeu essa essência de nostalgia." Edu Falaschi conta que o momento em que voa mais alto ao som synthwave é ao volante. "Só escuto isso agora. Estou viciado. Quando viajo, coloco no carro e vou embora."