Topo

TOTO encerra suas atividades após terminar a turnê de 40 anos na Filadélfia

Divulgação da turnê mundial da banda TOTO, em comemoração aos seus 40 anos - Twitter
Divulgação da turnê mundial da banda TOTO, em comemoração aos seus 40 anos Imagem: Twitter

Do UOL, em São Paulo*

17/10/2019 16h58

O guitarrista fundador do TOTO, Steve Lukather, disse ao "The Morning Call" em uma nova entrevista que a formação atual da banda - que também inclui os outros membros fundadores Steve Porcaro e, até recentemente, David Paich, bem como o vocalista de longa data Joseph Williams - terminará assim que a turnê dos 40 anos do grupo terminar, em 20 de outubro, na Filadélfia (EUA).

"Não sei qual será o futuro, mas sei que esse será o último show em Philly [Filadélfia] no futuro próximo", disse ele. "E certamente o fim desta configuração do TOTO".

Falando sobre a possibilidade do TOTO voltar com uma formação diferente, Steve disse: "Não sei, cara. Não posso prever o futuro. Posso dizer que esta versão estará morta em 20 de outubro. Temos que fazer uma pausa de tudo isso. Apanhamos muito e precisamos nos curar e descobrir o que está acontecendo. Quero dizer, a música ainda está lá. Não estou dizendo que nunca mais vou tocar essa música novamente, seria estúpido dizer isso, isso seria uma mentira. Posso tocar o que quiser de toda a minha carreira com quem quiser, e todo mundo também. Mas ainda não sei o que é isso. "

Ele ainda disse: "Nós temos trabalhado bastante e por muito tempo. Se você observar os últimos 10 anos de turnê da banda, fizemos mais turnês do que nunca. Estamos tocando melhor do que nunca. Essa é a ironia. A banda, nós estamos tocando muito bem. Quando subimos no palco, cara, é como se fôssemos crianças de novo, e apenas damos tudo o que temos. Mantém você jovem por dentro. Eu me sinto ótimo, eu me sinto melhor do que quando eu tinha 40 anos, sabe? Tanto quanto fisicamente e no que toca, a banda amadureceu. Estamos tocando juntos. É divertido, estou me divertindo muito. E aquelas duas horas a mais no palco é o que estamos aqui para fazer. Essa é a nossa grande recompensa. Não somos pagos por isso, somos pagos pelas outras 20 horas por dia em que estamos em uma prisão muito agradável chamada quarto de hotel. Estive na estrada a vida toda. Sair e ver as paisagens, eu meio que fiz isso, sabe? "

Poucos conjuntos na história da música gravada tiveram, individual ou coletivamente, uma marca maior na cultura pop do que os membros do TOTO. Como indivíduos, os membros da banda podem ser ouvidos em surpreendentes 5.000 álbuns que juntos acumulam um histórico de vendas de meio bilhão de álbuns. Entre essas gravações, o NARAS aplaudiu as apresentações com mais de 200 indicações ao Grammy. Coletivamente, o TOTO possui mais de um bilhão de reproduções em todo o mundo em todos os serviços de streaming.

Com mais de 40 anos juntos e literalmente milhares de créditos, incluindo o álbum mais vendido de todos os tempos, "Thriller", de Michael Jackson, e elogios aos seus nomes, o TOTO continua sendo um dos nomes musicais de turnê e gravação mais vendidos no mundo. Eles são a referência pela qual muitos artistas baseiam seu som e produção e continuam a transcender os padrões estabelecidos por toda a comunidade musical, sendo simplesmente sinônimo de credibilidade musical. Seu repertório continua atual através do alto uso na televisão aberta. Eles são cultura pop e são uma das poucas bandas da década de 1970 que suportaram as mudanças nas tendências e estilos, para sua carreira desfrutar de uma base mundial de fãs de várias gerações.

Dois mil e dezoito foi um ano marcante, com o 40º aniversário do TOTO, que comemorou a ocasião ao embarcar em sua mais longa turnê mundial em anos. A banda se apresentou para centenas de milhares de fãs em toda a Europa e América do Norte, quando seu nível de massa crítica global alcançou novos patamares, em grande parte alimentada pela redescoberta dos favoritos de seu amado repertório.

*As informações são do site Blabbermouth.net