Topo

Finlandês toca "Africa", do Toto, com instrumentos feitos de batata-doce e abóbora

Toni "Pupsi" Patanen toca "Africa" do Toto com batata-doce e abóbora - Reprodução
Toni "Pupsi" Patanen toca "Africa" do Toto com batata-doce e abóbora Imagem: Reprodução

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

29/01/2019 04h00

O finlandês Toni "Pupsi" Patanen, fabricante de ocarina (um dos instrumentos de sopro mais antigos do mundo), provou que é possível fazer o instrumento até com batata-doce e abóbora.

Postado por Pupsi há menos de um mês no YouTube, um hilário vídeo dele fabricando os "instrumentos" e tocando um cover de "Africa", do Toto, viralizou e alcançou 3 milhões de visualizações. No vídeo, Pupsi diz que há poucas diferenças entre os vegetais e a ocarina que, tradicionalmente, é feita de cerâmica.

Para fazer as "ocarinas" de vegetais, o finlandês usou facas e serrinhas para ir perfurando e abrindo espaço dentro das batatas para o som reverberar. Nos vídeos, antes de tocar as músicas, ele aparece testando as notas que saem de cada instrumento e faz os ajustes finos para que eles soem da maneira correta.

A música "Africa", do Toto, parece ser o ritmo favorito para ser tocado das maneiras mais diferentes possíveis. Recentemente, uma instalação feita pelo artista plástico Max Siedentopf no meio do deserto da Namíbia está tocando em looping infinito "Africa" na África.

Mas o canal do artista têm apenas quatro vídeos e o mais visto é um cover da música eletrônica "Sandstorm", do DJ Darude, feita apenas com batatas, que já teve quase 8 milhões de visualizações. Em segundo lugar está uma outra música, "Mask Off", do rapper Future, tocada com uma flauta feita de uma cenoura.

Quem é Pupsi?

Em seu site oficial, Pupsi diz que ele é um dos únicos fabricantes de ocarinas da Finlândia e declara seu amor ao instrumento. "Quero fazer lindas ocarinas, música, insanas cerâmicas e fazer meu negócio crescer. Não estou dizendo que sou mestre em qualquer uma dessas coisas, mas é, definitivamente. o que eu busco na minha vida", escreveu.

Pupsi revelou no site que aprendeu a fazer ocarinas nas aulas de cerâmica do ensino médio e por conta de seu longo interesse em argila na infância, ele ficou instantaneamente fascinado pelo instrumento.

Sua marca foi batizada de "Sauna Ocarina" e ele explica que os instrumentos não têm nada a ver com as saunas. "Eu amo saunas e amo ocarinas, daí o nome da marca 'Sauna Ocarina'", escreveu.

Vale lembrar que a sauna é um dos símbolos da Finlândia, que possui 2 milhões de ambientes como esses. A sauna teria sido inventada há 9 mil anos pelos povos nômades que ocuparam o país.